Choveu nas últimas 12 horas quase metade da média histórica prevista para todo mês de maio em João Pessoa. Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB), foram registrados 125 milímetros (mm) na capital paraibana. A média histórica para o mês é de 282 mm.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 10h desta quarta-feira (29), a capital está com um alerta, com previsão de chuvas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.
O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, afirmou que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) segue monitorando barreiras, encostas, margens de rios e áreas de risco. Ele reforçou a necessidade da adoção de medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.
“Inicialmente não havia previsão de chuva para esta terça em João Pessoa. O alerta do Inmet chegou às 7h21, já na cor laranja. E em seis horas choveu metade do esperado para todo mês de maio”, disse Jailton Gomes.
“Qualquer movimentação de massa nas encostas, abandone o local e entre em contato com a Defesa Civil”, pontua.
Casa é alagada e moradora perde tudo; Veja o caos provocado pelas chuvas, em João Pessoa
VÍDEO: Moradores ateiam fogo em pneus e fecham BR-101 na divisa PE e PB
Apresentador tem carro alagado e fica ilhado nas ruas, em João Pessoa