A Vara da Infância e Juventude de Campina Grande deu início, na segunda-feira (22), ao Curso Preparatório de Postulantes à Adoção, de meio virtual, por meio da plataforma Zoom. A capacitação, que envolve 23 pretendentes da Comarca e circunscrição (Monteiro), teve continuidade no dia 24 e encerra nesta terça-feira (30).
O curso é obrigatório para pessoas que pretendem adotar adolescentes e crianças.
O auxiliar da infância e juventude de Campina Grande, o magistrado Hugo Gomes Zaher, ministrou palestra no primeiro dia enfatizando os passos necessários para a realização da adoção legal.
“O curso é realizado por videoconferência e possibilita que mesmo diante do isolamento social as famílias que estão se habilitando para adoção sejam capacitadas nos aspectos jurídicos, sociais e psicológicos que envolvem o processo de adoção”, explicou.
A psicóloga Lavínia Magda Vasconcelos, que integra a equipe psicossocial cível da infância e juventude da Comarca, explicou que na formação são discutidas diversas temáticas concernentes ao processo de adoção, de forma a ajudar no preparo das etapas e emoções inerentes.
Ela enfatiza que a realização on-line é uma adaptação ao momento pandêmico, a exemplo do curso anterior, que ocorreu no segundo semestre de 2020, representando um exemplo dos novos contornos da justiça para prestar seus serviços mesmo nesse momento.
“No primeiro dia demos destaque às falas jurídicas, as quais permitiram melhor compreensão sobre as etapas e questões legais inerentes ao processo, além das vicissitudes da subjetividade que premiam a esfera jurídica”, falou Lavínia Vasconcelos, destacando, também, a participação do grupo de apoio à Adoção “Laços de Afeto”, que se mostra como espaço de suporte de conhecimentos técnico e emocional para aqueles que, como eles, desejam a vivência da maternidade e/ou paternidade pela via da adoção.
O terceiro e último dia da capacitação acontece nesta terça-feira (30) e conta com reflexões sobre os mitos da adoção, além do compartilhamento de experiências e a avaliação do curso, encerrando o ciclo.
O Curso Preparatório de Postulantes à Adoção é organizado pela equipe Psicossocial Cível, Francisca Cruz, Kesia Braga, Lavínia Vasconcelos, Mayra Robeiro, Monique Moura e Viviane Rodrigues, e pelos magistrados da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, Perilo Rodrigues e Hugo Zaher.
Para dúvidas e informações, pretendentes podem fazer contato através do email: equipe.campinagrande@tjpb.jus.br.