João Pessoa 24.17ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 23.05ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.0976
Dólar 5.789
Peso 0.0058
Yuan 0.8003
Em João Pessoa, 1º Encontro de reconstrução cirúrgica e oncologia cutânea do Nordeste destaca uso de IA na Dermatologia
03/08/2024 / 12:29
Compartilhe:

O 1º encontro de reconstrução cirúrgica e oncologia cutânea do Nordeste reuniu, nesta semana, renomados profissionais da dermatologia em João Pessoa para discutir avanços e práticas inovadoras na área.

Organizado pelo renomado dermatologista Dr. Otávio Lopes, um dos expoentes em cirurgia dermatológica na Paraíba, o evento contou com a presença de especialistas locais, de outros estados, e do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Prof. Dr. Lauro Lourival.

Um dos destaques do evento foi a palestra ministrada pelo Dr. Gláucio Nóbrega, intitulada Inteligência Artificial como ferramenta de aprimoramento técnico em dermatologia. Durante a apresentação, Dr. Gláucio Nóbrega, gastroenterologista e também especialista em inteligência artificial, explorou como a IA pode ser utilizada para melhorar a prática clínica na dermatologia, auxiliando em diagnósticos precisos e na atualização científica contínua dos profissionais.

A palestra de Dr. Gláucio Nóbrega incluiu os seguintes tópicos:

  • Introdução sobre Inteligência Artificial (IA)
  • IA e a Dermatologia – Uma Visão Geral
  • IA como ferramenta de aprendizagem, incluindo:
  • Utilização da IA para obter consenso de artigos científicos sobre temas específicos.
  • Tradução e resumo de artigos científicos com IA.
  • Conversação com IA sobre artigos científicos.
  • Geração de conteúdos baseados em artigos e consensos científicos para aulas e apresentações.
  • Criação de slides com IA.

Dr. Otávio Lopes foi amplamente elogiado por sua iniciativa em promover um evento de tamanha relevância, que proporcionou um espaço valioso para a troca de conhecimento e fortalecimento dos laços profissionais na dermatologia. “O evento de hoje foi uma grande oportunidade para nos atualizarmos sobre as inovações tecnológicas aplicadas à dermatologia e para fortalecer nossos laços profissionais”, comentou um dos participantes.

Dr. Gláucio, que é também fundador e presidente da Associação Paraibana de Inteligência Artificial em Saúde (APBIAS), a primeira e única do Brasil, destacou que essas ferramentas de inteligência artificial se aplicam a todas as especialidades médicas. “A inteligência artificial tem o potencial de transformar a prática médica em diversas áreas, não só na dermatologia, mas em toda a medicina”, afirmou Dr. Gláucio.

O evento, organizado pelo dermatologista Dr. Otávio Lopes, reforçou a importância da integração entre tecnologia e saúde, incentivando o uso de inovações para melhorar o atendimento e o tratamento dos pacientes.