O presidente Jair Bolsonaro disse na noite desta quinta-feira (5) que o seu partido, PL, irá contratar uma empresa externa para fazer uma auditoria antes das eleições de outubro. As declarações aconteceram no 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, onde Bolsonaro passou a noite após uma agenda político-administrativo em municípios paraibanos ao longo do dia.
“Estive com o presidente do PL [Valdemar Costa Neto] há poucos dias e nós contrataremos uma empresa para fazer auditoria nas eleições […] Adianto para o TSE: essa auditoria não vai ser feita após as eleições. Uma vez contratada, a empresa já começa a trabalhar e vai pedir ao TSE, com toda a certeza, uma quantidade grande de informações”, disse o presidente, sem revelar o nome da empresa. Ele ainda afirmou que a lei permite a auditoria por parte dos partidos.
O TSE faz uma auditoria antes, durante e depois da votação, e partidos políticos podem participar de todo o processo. Desde que as urnas eletrônicas foram implementadas, integralmente a partir de 2000, nunca houve comprovação de fraude nas eleições brasileiras, mesmo quando os resultados foram contestados.