João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.06ºC
IBOVESPA 121407.33
Euro 5.7563
Dólar 5.3016
Peso 0.0059
Yuan 0.7315
Em Monte Horebe, eleição suplementar para vereador é acompanhada por Presidente do TRE-PB
11/12/2022 / 17:05
Compartilhe:

A desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), acompanhou e fiscalizou, de perto, a realização da eleição suplementar que acontece, neste domingo (11), das 8h às 17h, no município de Monte Horebe/PB, pertencente à 40ª Zona Eleitoral (São José de Piranhas/PB). Foram cassados todos os 9 (nove) vereadores da Câmara Municipal, por descumprimento à cota de gênero nas eleições de 2020.

Segundo a presidente do TRE-PB, o pleito suplementar está ocorrendo de forma muito tranquila e muito serena, com uma participação intensa do eleitorado. “Tenho certeza que o povo irá escolher seus representantes a altura de sua vontade e do valor democrático; esta eleição suplementar tem sobretudo um caráter pedagógico, é o respeito à cota de gênero; a mulher não pode ser candidata fictícia, a mulher não pode ser candidata só para cumprir tabelas, a mulher tem que ser candidata de verdade, pra valer; esta eleição suplementar demonstra que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, todos os membros que o compõe, estão imbuídos deste propósito, para fazer valer a lei, e tornar o processo mais democrático, respeitando o valor da mulher”, asseverou a desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti Maranhão.

Participam da comitiva do TRE-PB, o desembargador Leandro dos Santos, vice-presidente e corregedor do TRE-PB e a secretária da Corregedoria, Vanessa do Egypto.

O juiz eleitoral Ricardo Amorim da 40ª Zona Eleitoral de São José de Piranha/PB avalia os primeiros momentos do pleito suplementar como muito positivos. “Já iniciadas as primeiras horas das eleições suplementares de Monte Horebe a gente percebe um grande comparecimento dos eleitores e eleitoras, o que é muito gratificante, principalmente para todos nós da Justiça eleitoral que trabalhamos tanto para que tudo desse certo neste momento; as eleições estão muito tranquilas como já esperávamos, a quantidade de urnas são suficientes, os mesários muito preparados e educados com os eleitores; apesar da disputa eleitoral, o clima é muito tranquilo e amigável na cidade e percebe-se uma cordialidade muito grande entre os eleitores, o que é muito positivo também”, ressaltou o juiz Ricardo Amorim.

Monte Horebe tem 3.983 eleitores aptos a votar, nas 12 seções eleitorais distribuídas em três locais de votação, são eles: Creche Francisco Vaniere Barreiro da Silva, situada na rua Josely Dias Palitot, S/N, São Francisco; Escola Municipal de Ensino Fundamental José Dias Guarita, situada na rua Presidente Médice, S/N, Centro; e a Escola de Ensino Fundamental Jonas de Sá Ramalho, situada no Distrito de Santa Fé, Zona Rural.

O pleito suplementar ocorre nos moldes do sistema eletrônico de votação e apuração e a Justiça Eleitoral conta com a colaboração de 48 Mesários Voluntários e 6 Apoios Logísticos Voluntários para a realização do pleito suplementar.

Participam da eleição, os partidos que, até seis meses antes do pleito, tenham registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e possuíam, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.

Eleição Suplementar

A partir das 6 horas do domingo (11), foram instaladas as seções eleitorais e emitido o relatório Zerésima. A votação vai das 7 às 17 horas. E a partir das 17 horas serão emitidos os boletins de urna e iniciada a apuração e a totalização dos resultados.

A Justiça Eleitoral da Paraíba já realizou três eleições suplementares, uma no município de Soledade, realizada no dia 1º de setembro de 2013, outra no município de Cabedelo, ocorrida em 17 de março de 2019, e outra no município de Gado Bravo, ocorrida em 12 de setembro de 2021.

Confira os termos da Resolução TRE-PB 20/2022 aprovada à unanimidade na 57ª Sessão Ordinária realizada no dia 4/7/2022, que instruiu a realização da nova eleição para os cargos de Vereador do município de Monte Horebe/PB.