João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 26.53ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
Em Pipa: MPF aciona justiça contra um dos líderes do movimento “Todos pelo Chapadão” por prática de crime ambiental
01/03/2024 / 19:15
Compartilhe:
Thales Lyra é um dos líderes que vestem “literalmente a camisa do movimento “Todos pelo Chapadão. Foto: reprodução

O Ministério Público Federal investigou e denunciou perante a 14ª Vara Federal da Seccional RN, pela prática de crimes ambientais, o empresário Thales André da Silva Lyra, proprietário da Pousada Free Hostel Villa, em Pipa.

Segundo a denúncia, Thales André da Silva Lyra teria comercializado em seu estabelecimento lagosta no período de defeso, crime esse tipificado no artigo 34, parágrafo único, III da Lei número 9.605/98. Para mais informações, acesse o Processo nº 0813634-44.2018.4.05.8400, que tramita na 14ª Vara Federal da Seccional RN.

O Movimento “Todos pelo Chapadão” tem se notabilizado pela defesa das questões do meio ambiente e o empresário Thales André da Silva Lyra seria uma das vozes mais eloquentes do grupo, inclusive participando de audiências no MP.

Reportagens publicadas em vários veículos de comunicação no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (27), apontam que a chegada de investidores do mercado imobiliário no segmento de multipropriedade que podem levar muitos turistas a trocar hospedagens na rede hoteleira pelos novos empreendimentos tem sido sistematicamente combatida pelo movimento “Todos pelo Chapadão”.

Essa guerra de narrativas chegou ao Ministério Público que está apurando o caso. Dois empreendimentos de multipropriedades tiveram suas licenças suspensas. O órgão também investiga possíveis irregularidades em hotéis e pousadas na região.

A Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa ( ASHTEP) negou em nota que faça parte do movimento “Todos pelo Chapadão”. “A ASHTEP não se envolve em movimentos sociais, mas sim é uma associação representativa de empresários”, diz a nota.

Nota da Redação – O portal F5 online entrou em contato com com Thales André da Silva Lyra, dirigente da Pousada Free Hostel Villa. Inicialmente ele disse que essa denúncia já havia sido resolvida, mas diante da informação de que o processo continua tramitando no MPF ele disse que não teria nada a declarar.