O Valor Econômico publicou uma matéria nesta sexta-feira (4) apontando as capitais do país onde as eleições municipais devem ser decididas já no próximo domingo (6/10).
Segundo o jornal, pesquisas de intenção de voto mais recentes indicam que o resultado do pleito deste ano pode ser definido em primeiro turno nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Maceió, Macapá, Boa Vista, Porto Velho, São Luís, João Pessoa, Vitória, Florianópolis e Natal — esta última, com mais incerteza.
Ao analisar o cenário em João Pessoa, a reportagem destaca que na capital da Paraíba, o prefeito Cícero Lucena (PP) pode se reeleger em primeiro turno, mas a vantagem não é tão grande. Além disso, a nova rodada de pesquisas pode ser afetada pela prisão da primeira-dama da cidade, Lauremília Lucena.
Ela foi presa no sábado (28) — e solta dias depois — na terceira fase da Operação Território Livre, deflagrada no começo do mês para investigar o envolvimento de facções criminosas na eleição local e o aliciamento violento de eleitores.
Uma pesquisa da Quaest divulgada no dia 17 mostrou Lucena na liderança com 49% das intenções de voto. Na sequência, despontam Ruy Carneiro (Podemos) com 14%; Luciano Cartaxo (PT) com 11%; e Marcelo Queiroga (PL) com 11%, os três empatados dentro da margem de erro.