João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 32.46ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Em reunião com João Azevedo, representantes do Sindalcool avaliam setor sucroenergético paraibano
16/06/2022 / 12:49
Compartilhe:

Representantes do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool na Paraíba (Sindalcool-PB) estiveram reunidos nesta quarta-feira (15) com o governador João Azevedo, e secretários do executivo estadual.

Na oportunidade, foram apresentadas  propostas de políticas públicas para o desenvolvimento e incentivo do setor sucroenergético paraibano.

O presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, ressaltou a quantidade de empregos e a importância econômica do segmento para o estado. “O setor representa 3% do PIB paraibano e é um dos que mais contribui com a arrecadação de impostos. Essa atividade gera 20 mil empregos diretos e cerca de 44 mil empregos indiretos nos 26 municípios paraibanos onde têm cana-de-açúcar”, disse Edmundo.

A manutenção da base do atual termo de ICMS para o setor, foi um dos temas que estiveram na pauta do encontro. O setor defende a preservação desse acordo, que perdura há cerca de vinte anos.

Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo ouviu o pleito dos diretores e empresários e se comprometeu, junto aos secretários, a dar encaminhamentos para solucionar demandas do setor.

“É do nosso interesse manter o canal de diálogo aberto e os secretários estão à disposição. Entendemos a importância econômica e da geração de empregos que essa atividade dá ao estado”, destacou o governador.

O chefe do executivo estadual também afirmou que não revogará os benefícios fiscais e que o atual termo de ICMS será mantido.

“A reunião foi muito construtiva e se tratou de como poderão ser retiradas as amarras ao desenvolvimento com maior produção de cana-de-açúcar, que já é isenta de ICMS e de maior produção e consumo de etanol na Paraíba. Ao nosso ver, é essencial também manter o atual termo de acordo porque trouxe desde 2001 a desburocratização e equilíbrio na arrecadação para o estado e competitividade para as empresas produtoras de etanol locais. A esse respeito, o governador João Azevedo e o secretário Marialvo Lucena garantiram que a atual sistemática será mantida”, disse Edmundo Barbosa.

Edmundo complementou que o setor dispõe de 10.000 hectares aptos para irrigação no estado e que isso ampliaria a competitividade do setor a nível nacional. Todas as usinas são certificadas pelo RenovaBio e comercializam Cbios, o que gera um mercado de descarbonização muito interessante no país. O dirigente também pontuou a necessidade de apoio do estado para regularização dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs), que trará agilidade e viabilizará o acesso a financiamentos.

De modo geral, os diretores e empresários avaliaram a reunião como positiva para o incentivo da atividade e para a descarbonização. Participaram do encontro o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, o diretor-presidente do Conselho do Sindalcool-PB, Gilvan Cavalcanti de Morais Sobrinho, e os diretores e empresários Clodoaldo Soares de Oliveira (Usina Monte Alegre), José Bolivar de Melo Neto (Japungu Agroindustrial), Bruno Tavares (Giasa) e Felipe Cavalcanti de Morais (Miriri Alimentos e Bioenergia).

Do governo, também estiveram presentes o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e diretor presidente da Cinep, Rômulo Polari; o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rafael Lopes; o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, além do governador João Azevêdo.

F5 Online com informações da Assessoria