A atriz mineira Isis Valverde gravou um vídeo direcionado ao governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), pleiteando a construção de um cinema no município de Cabaceiras, no Cariri paraibano, famosa cidade brasileira chamada de Roliúde Nordestina.
“Querido governador João Azevêdo, eu venho aqui pra poder, enfim, pedir um olhar de carinho pra esse estado tão lindo, pra essa cidade tão importante pro cinema nacional, que é Cabaceiras, a nossa Roliúde Nordestina“, inicia a artista, que recentemente esteve em Cabaceiras gravando uma produção vindoura que explora cenários locais.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
“Dizer que o impacto quando eu cheguei na cidade não ter um cinema foi muito grande, mexeu muito comigo, não só comigo, mas com todas as pessoas que estavam nesse projeto, e foi quando eu decidi começar essa empreitada, pra gente criar esse cinema“, diz a atriz no vídeo.
Segundo Isis, a proposta para o cinema é desenvolver algo mais lúdico, integrando espaços de cultura e ensino.
“Seria além de levar filmes, arte, também na parte do dia servir como espaço pra poder ensinar muitas crianças como que a gente faz um filme, dar aulas, atores poderem vir pra dar palestras. Então assim, não só um espaço pra cultura, mas pro ensino também“, explicou.
“E eu queria dizer que conte comigo, dizer que eu tô muito feliz que esse projeto tá começando a ganhar corpo, e daqui a pouco ele vai ganhar vida. E eu tô aqui pra pedir pra você ajudar a gente, pra que isso não seja apenas um sonho, e sim uma realização de todos nós“, diz a atriz ao governador João.
Cabaceiras é conhecida nacionalmente como a “Roliúde Nordestina” devido à sua popularidade como local de filmagem para diversas produções audiovisuais. Desde os anos 1930, a cidade atrai a atenção de diretores de cinema e televisão, se fortalecendo como um verdadeiro set de filmagem ao ar livre.
Entre algumas das obras de peso filmadas em Cabaceiras estão “O auto da compadecida” (2000), “Cinema, aspirinas e urubus” (2005), “A pedra do reino” (2007), “Entre irmãs” (2017), “Onde nascem os fortes” (2018), “Cordel encantado” (2011) e “Cangaço Novo” 2023 e “Onde Nascem os Fortes” 2018.