
O primeiro voo do carro voador da Embraer, desenvolvido pela subsidiária Eve Air Mobility, foi destaque em sites de notícias internacionais nesta sexta-feira (19). O voo inaugural aconteceu na pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, reconhecida como a maior do hemisfério sul.
Os veículos conhecidos como carros voadores, ou eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), são fabricados na planta de Taubaté (SP), com capacidade para produzir até 480 unidades por ano.
A agência Reuters informou que a Embraer concluiu o primeiro voo do carro voador, que representa um passo decisivo para a certificação do produto. A publicação destacou que a Eve é uma das empresas que desenvolvem aeronaves elétricas de decolagem vertical, projetadas para deslocamentos urbanos de curta distância, setor considerado estratégico para o crescimento da Embraer.
O Financial Times noticiou que o “táxi aéreo brasileiro” Eve realizou o primeiro voo de teste e mencionou a expectativa da empresa de iniciar operações comerciais até o final de 2027.
O site Investing destacou que a Eve Air Mobility finalizou o voo do protótipo não tripulado em escala real no centro de testes da Embraer, validando a integração dos sistemas críticos para o funcionamento do eVTOL.
De acordo com a Eve, o voo inaugural marca o início da fase de testes de voo dos carros voadores. Os eVTOLs ainda dependem da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a operar.
A empresa planeja fabricar seis protótipos para continuar os testes. Serão realizados diversos voos, iniciando pela fase pairada realizada na sexta-feira, e avançando gradualmente para voos totalmente desarmados ao longo de 2026. A expectativa é que os veículos entrem em operação comercial em 2027.