João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.97ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.0976
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8008
Panta diz que prefeitura de Santa Rita entrará na justiça para Cagepa garantir água em Várzea Nova
13/05/2022 / 08:28
Compartilhe:

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (Progressistas) disse que irá acionar a justiça para que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) assegure fornecimento de água para os moradores de Várzea Nova, no município.

Nesta quinta-feira (12), Panta anunciou o rompimento do contrato com a Cagepa e informou que o consórcio Águas do Nordeste é a nova responsável pelo gerenciamento de água e esgotamento sanitário na cidade, após ter sido vencedora de licitação aberta pela gestão municipal.

Acontece que, segundo o prefeito, o abastecimento do distrito de Várzea Nova segue sob responsabilidade da Cagepa, em razão da região ser assistida pelo sistema de Marés, localizado em João Pessoa.

“Na própria ação judicial, o bairro de Várzea Nova foi excluído da discussão processual, conforme afirmação procedida pelo desembargador Saulo Henrique de Sá Benevides. A área de Várzea Nova, justamente por ser assistida pelo sistema de Marés, foi isolada pela edilidade, permanecendo a prestação de serviço com a Cagepa”, disse Emerson através de nota.

“Por tais razões, a Prefeitura Municipal de Santa Rita tomará todas as providências necessárias para a continuidade dos serviços, ingressando com ação judicial cabível, além de oficializar o Ministério Público para as medidas que entender pertinentes”, acrescentou o gestor municipal.

Entretanto, segundo o diretor de Operações da Cagepa, Thiago Pessoa, a decisão judicial que deu vitória à prefeitura de Santa Rita deixa claro que a entidade pública não é mais responsável por nenhum distrito da cidade.

“Eles pediram a extinção do contrato da Prefeitura com a Cagepa, e foi acatado pela justiça. O distrito de Várzea Nova faz parte da prefeitura. A gente, por lei, é proibido, porque a gente não pode operar, não pode cobrar, porque não temos o contrato de concessão do distrito de Várzea Nova. E não é só lá. Tibiri Fábrica, Alto da Cosibra, alguns bairros também são abastecidos pela barragem de Marés”, afirmou Thiago Pessoa ao portal MaisPB.

Panta havia tentado romper o contrato com a Cagepa em 2018, a companhia entrou na justiça e agora a prefeitura ganhou a causa.

Segundo o prefeito, a decisão de mudar a concessão aconteceu pela baixa cobertura de esgotamento e abastecimento de água na cidade (4% no total, segundo a gestão), principalmente na zona rural. Por sua vez, a Cagepa alega que estava com obras de ampliação em andamento e até o final do ano a previsão é que 30% da cidade estivesse saneada.

O presidente da empresa Águas do Nordeste, Daniel Sindicic, afirmou que, diante do impasse, será necessário que ambas partes cheguem a uma decisão sobre o assunto.

O consórcio Águas do Nordeste participou sozinha do processo licitatório aberto pela prefeitura e deverá prestar o serviço por trinta anos. Ela pagará uma outorga de R$ 26 milhões, prometendo investir R$ 260 milhões durante o período.

Como fica o valor da tarifa de água em Santa Rita?

Segundo Emerson Panta, o valor da tarifa não mudará com a entrada da nova empresa.

“O processo licitatório ele reza justamente o valor tarifário. Esse valor é o mesmo aplicado pela agência reguladora da Paraíba, que vinha regendo a tarifa da Cagepa. Então a tarifa vai continuar absolutamente a mesma praticada nos dias de hoje pela Cagepa.

Sobre a população que ficou devendo contas atrasadas, a Cagepa diz estudar como fará essa cobrança.

De acordo com o consórcio Águas do Nordeste, a população já pode solicitar atendimento através do site (www.ane.com.br) ou pelo contato 0800-731-2631.