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Employer Branding: o que é e qual a importância?
20/09/2022 / 09:11
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Com crises econômicas e empresas cada vez mais disruptivas e voltadas à inovação, além de disputar o público, as organizações disputam especialistas de suas respectivas áreas e outros profissionais, para sair na frente é preciso investir muito em Employer Branding.

Employer branding é um termo do inglês que pode ser entendido como a marca do empregador, ou seja, estratégias que ao invés de ressaltar um produto, um serviço ou uma marca para o consumidor, ressalta o ambiente de trabalho e a valorização profissional. 

Parte da necessidade desse novo olhar para a gestão da marca da empresa é tornar a empresa mais forte no mercado e capaz de atrair fornecedores, trabalhadores, especialistas da área de gestão e operacional para dentro do seu processo produtivo. 

Junto à reputação de uma empresa de blindagem de estofados, o investimento em uma marca de empregador vai agregar uma série de processos que visam o aumento da produtividade e do acolhimento profissional no dia a dia. 

Parte da ideia que faz os funcionários “vestirem a camisa da empresa” passa pelo propósito de oferecer um ambiente em que o funcionário queira trabalhar e enxergue a possibilidade de crescimento dentro da empresa para que eles se dediquem mais ao trabalho. 

Assim como o branding tradicional associado aos processos de marketing focados no consumidor, o Employer Branding segue uma lógica de busca de solução para o aprimoramento da experiência e da sua percepção, mas voltada para o trabalhador. 

A partir do momento que uma empresa consegue colocar suas estratégias em prática e garante a reputação valorizada de marca empregadora ela é capaz de aumentar o seu lucro a partir da produtividade da equipe e ainda valoriza o seu branding no geral. 

Ao abrir os olhos para o viés empregador das empresas, se percebe logo de partida que essa organização tem o seu nível de complexidade e abrangência.

Uma marca com um bom Employer Branding não busca só ser um ambiente de trabalho saudável, mas sim uma experiência enriquecedora em diversas esferas da vida. 

O que é Employer Branding? 

Para entender o que é o Employer Branding e quais os seus resultados para uma empresa especializada em comodato de máquina de café expresso é preciso compreender o que é o branding e como esse conceito afeta o faturamento de uma organização. 

O entendimento da empresa como uma boa empregadora passa pelo enriquecimento da cultura e da imagem da empresa junto ao seu mercado, seja para fornecedores, consumidores, parceiros ou funcionários. 

Toda e qualquer ação, desde a criação de uma identidade digital até a presença de valores e visões da empresa estão em uma única composição de mensagens que vão ditar como a marca será observada pelos outros membros do mercado em que ela está inserida. 

Em suma, para lançar uma estratégia de Employer Branding dentro de uma organização especializada em máquina de estampar copos e canecas, por exemplo, depende do conhecimento e da difusão de uma série de conceitos assim como a aplicação de ações. 

Para se destacar no seu mercado e ser reconhecida como uma criadora de boas vagas de emprego com a devida valorização profissional, grandes empresas e seus setores de recursos humanos e até pequenos empreendedores podem aplicar algumas estratégias. 

Ao aplicar técnicas do Employer Branding em sua empresa, os funcionários se sentirão mais engajados com a companhia e dessa forma podem trazer maiores resultados para a empresa, além de se conectarem com os valores e metas estipulados.

Durante o processo de construção de uma marca, tanto em relação ao branding em seu sentido mais amplo quanto seu modelo voltado para o trabalhador, existe a formulação de diversos princípios que precisam ecoar na realidade diária do trabalho. 

Assim como na construção de marca tradicional, o Employer Branding não pode ficar no discurso, é essencial que a imagem apresentada pela marca seja refletida e percebida na realidade do dia a dia de trabalho em todos os setores da empresa. 

Qual a importância do Employer Branding?

Por mais que não esteja diretamente relacionado com o aumento das vendas do dia a dia, é cada vez mais importante para uma marca de uma empresa de bateria de empilhadeiras, por exemplo, se reforçar como uma boa empregadora e uma agregadora de talentos. 

Assim como é importante vender e produzir a partir da característica de branding que reforçam seu posicionamento como bom vendedor e bom produtor, o mesmo acontece com o emprego. 

Mesmo que indiretamente, um employer branding pode afetar as vendas, em especial quando é feito de forma errada. Causando um atrito entre o vendedor, ou quem esteja representando a marca, e o consumidor final.

Para que o employer branding possa ser implementado uma empresa de conserto tela notebook acer, por exemplo, é importante que ela tenha uma boa maturidade e organização, visto que esse novo conceito pode mudar profundamente diversos processos. 

Um dos maiores erros possíveis dentro de uma estratégia de employer branding é a aplicação desse conceito como algo só voltado à imagem da marca. 

Se essa estratégia for aplicada sem a revisão de processos e sem o aprofundamento interno da cultura da empresa, é possível que os resultados não apareçam. 

Os ganhos de uma estratégia de employer branding são múltiplos, com uma gestão de trabalho mais organizada e humanizada e com uma cultura de empresa bem estabelecida, tanto a imagem quanto a produtividade da empresa tem os seus resultados alavancados. 

Antes de mais nada, para garantir um bom ambiente é preciso garantir boas condições de trabalho, qualidade de vida para o empregado, remuneração adequada e depois outras estratégias para engajar esse trabalhador nas metas da organização. 

Quais são as estratégias de Employer Branding?

Muita gente teve contato com o Employer Branding como uma tendência de mercado, uma novidade que pode ser usada para reforçar a identidade ou valorizar a reputação de uma empresa dentro do seu mercado, por exemplo uma empresa de farmácia de manipulação

Contudo, na verdade a criação de estratégias de branding voltadas para o empregado ao invés do cliente, como é mais comum, é uma resposta das empresas para uma realidade que tende a se agravar com o tempo e impõe uma série de desafios. 

Uma empresa que atua em mercados mais competitivos não disputam apenas o seu consumidor, mas também os bons profissionais em diferentes áreas de atuação dentro do seu processo produtivo. 

Com tantos impactos, vantagens e benefícios às empresas especializadas em barril de chopp original precisam trabalhar de forma profunda a sua marca e os seus processos internos, entre os passos para gerar resultados a partir dessa estratégia estão: 

  • Definição de objetivos e metas claras; 
  • Análise da conjuntura atual e de retrospecto; 
  • Listar as prioridades de ação e comunicação; 
  • Identificação do perfil profissional desejado; 
  • Criação de atrativos para chamar mais profissionais; 
  • Agregar ações de marketing ao setor de recrutamento; 
  • Criação de uma cultura corporativa; 
  • Estruturação inteligente dos processos e do ambiente de trabalho; 
  • Reconhecimento pessoal e financeiro dos profissionais. 

Quando todos esses passos são implementados e visualizados no dia a dia da empresa, essa marca passa a ser motivo de desejo também por parte dos trabalhadores do seu mercado, assim a empresa se torna referência em seu nicho

Além de todos os benefícios citados até aqui, a partir do Employer Branding as empresas podem reduzir seus gastos com pagamento de direitos trabalhistas e outras questões que afetam o lucro final de uma marca. 

Considerações finais

É normal associar o marketing de uma empresa de barramento para aterramento a um conjunto de ações e estratégias voltadas para a relação entre a empresa e o seu público, contudo não se trata apenas disso e uma dessas estratégias é o employer branding. 

O marketing está relacionado a todo e qualquer entendimento sobre a participação da empresa com o mercado em que atua, seu posicionamento com cliente, concorrentes, parceiros e fornecedores também estão englobados dentro do marketing. 

Uma tendência que ganha cada vez mais força no mercado é o Employer Branding, esse conceito engloba ações que valorizam a marca como bom empregador e agregador de bons trabalhadores. 

O ideal dessa estratégia é que nenhuma pessoa queira trabalhar nem consumir o trabalho de empresas que tratam mal seus funcionários e muito menos interagir com marcas que tem maus funcionários dentro do seu quadro. 

Tanto do ponto de vista de imagem como de capacidade de produção as empresas podem e devem buscar ao máximo a eficiência do seu trabalho por meio de uma marca que atraia os melhores profissionais e que demonstre esse bom quadro em sua imagem pública.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.