João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 22.24ºC
IBOVESPA 133989.74
Euro 6,42
Dólar 5,57
Yuan 0,78
Empreendedores apostam em regionalidade e gastronomia afetiva para faturar no Carnaval
13/02/2024 / 09:16
Compartilhe:
Empreendedores do Tocantins apostam em vendas de pratos típicos no Carnaval – Foto: Divulgação

No Carnaval, uma das tradições mais deliciosas que se destacam entre os foliões não está apenas nas ruas repletas de cores e música, mas também na culinária, onde sabores e aromas se misturam à alegria da maior festa popular do país. Pensando nessa vertente, empreendedores das rotas gastronômicas do Tocantins recebem o público com comidas afetivas que retratam toda a regionalidade e ancestralidade do estado.

Com o propósito de fomentar e promover o turismo gastronômico também em datas estratégicas, o Sebrae lançou em 23 municípios as rotas gastronômicas. A iniciativa, para movimentar os cinco dias de Carnaval, oferece opções com sabores autênticos das regiões, como o tradicional chambari, peixes, amor perfeito, caldos e outros pratos do estado.

Nádia Ruth Costa Cabral, 25 anos, proprietária de um dos estabelecimentos presentes na rota gastronômica no Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins, relata que o menu degustação de seu bistrô oferece desde entradas, pratos quentes, drinks e sobremesas. No entanto, segundo ela, o carro-chefe do estabelecimento é o chambari assado ao vinho tinto, um preparo de aproximadamente cinco horas ao forno e depois servido com purê de batatas.

“Estamos com ótimas expectativas para agradar aos foliões neste Carnaval e aumentar o movimento da casa. E esse prato, claro, é uma ótima pedida para os dias de folia, porque o chambari cura qualquer ressaca”, brinca a empreendedora.

Também otimista com o período, Vilma Martins Costa, 44 anos, dona de um restaurante em Natividade, sudeste do estado, explica que seu estabelecimento oferece opções para os turistas que aproveitam o feriado para visitar as Serras Gerais. “Aqui temos drinks, hamburgueres artesanais, pizzas, panelinhas e pratos mais refinados como angus ao molho de gorgonzola, que é uma ótima pedida para um jantar depois de um passeio nas cachoeiras”, sugere.

Walbênia Lemos, coordenadora estadual de Turismo e Serviços do Sebrae, comenta que os 257 estabelecimentos que fazem parte do circuito das rotas gastronômicas criam um diferencial competitivo que atraem os foliões e turistas de forma geral, além de incentivá-los a explorar a diversidade cultural e histórica local por meio da gastronomia.

“No Carnaval, os empreendedores podem oferecer pacotes combinados, descontos especiais e eventos temáticos à época, agregando valor à experiência do visitante. Esse momento fortalece a comunidade empresarial, atrai os foliões e possibilita o compartilhamento de conhecimento e boas práticas do nosso povo. Além disso, oferecem uma plataforma para os chefs e empreendedores locais destacarem seus talentos e produtos, aumentando sua visibilidade e alcance entre os visitantes do Carnaval”, pontua.

O diretor-técnico do Sebrae, Rogério Ramos, destaca que do ponto de vista econômico, as rotas gastronômicas no Carnaval representam uma oportunidade significativa para os negócios locais, desde pequenos restaurantes familiares até vendedores de comida de rua.

“A nossa gastronomia torna o Tocantins um lugar peculiar, que além das belezas naturais e diversificadas, também oferece pratos típicos que retratam a diversidade cultural de um povo. Então, essa iniciativa durante esses dias de folia emergiu como uma parte vital da celebração, oferecendo uma experiência culinária diversificada que complementa perfeitamente a festividade no estado”, finaliza.