Iniciar um negócio, por menor que ele seja, requer conhecimento em várias áreas e exige processos que são divididos em diversas etapas, uma delas é a “fecundação” da identidade. Escolher o nome, elaborar a marca, definir as cores, produzir peças gráficas, planejar o conteúdo para mídias digitais e uma infinidade de outras ações necessita de uma equipe ou uma agência que cuide de tudo isso e entregue o resultado esperado, no entanto, requer tempo e espera.
As grandes empresas, conseguem esperar, mas quem precisa gerar renda e se arrisca no empreendedorismo nem sempre consegue ter esse apoio sem desprender de recursos.
No passado, o pequeno empreendedor rabiscava algumas linhas e resolvia de forma paliativa a sua identidade visual para se tornar conhecido, mas atualmente é possível encontrar tudo pronto, com quase zero de custo e obter um design moderno, criativo e dentro dos padrões de branding. A solução é destaque no mundo inteiro, mas nasceu no Nordeste. Alagoas é referência fora do País no setor de tecnologia neste tipo de serviço, sobretudo quando o nome é Trakto, startup que desenvolveu uma plataforma de design voltada para negócios. O atendimento é humanizado e para os mais diversos nichos e portes empresariais. O foco é minimizar gastos e tempo na construção de branding através de criatividade, eficiência e garantir modernização nas produções de modelos digitais e para o off-line.
A ideia surgiu em 2013 a partir de uma observação do CEO da companhia, Paulo Tenório, ainda na faculdade, ao verificar a dificuldade dos seus colegas em apresentarem seus trabalhos. Os seus conhecimentos em programação e motion design lhe abriram portas para a prestação de serviços na área de animação e oportunidades de trabalho fora do Brasil.
A pegada empreendedora da Trakto nasceu de outra necessidade detectada pelo CEO: as pessoas tinham dificuldade em apresentar seus trabalhos de forma engajadora e precificá-los. Então, em 2013, teve a ideia de criar um aplicativo que ajudasse os empreendedores nessa missão.
Há uma área específica da Trakto voltado para o setor da educação. “Nosso propósito é usar o design e a tecnologia para transformar a educação”, afirma Paulo Tenório, CEO da Trakto. A Trakto Educação é uma plataforma de design aplicado em dispositivos usados pelo sistema de educação pública, a exemplo de tablets e outros devices.
Atualmente a Trakto atende cerca de 2.500 escolas que pertencem ao grupo Santillana. Neste caso a Trakto oferece a aplicação “white label” que otimiza a produção de peças digitais para comunicação do Grupo através de suas redes digitais.
Não satisfeito com o desenvolvimento de soluções práticas de design, Paulo Tenório realiza eventos que reúnem os mais renomados empreendedores e influenciadores digitais do Brasil. São dias com imersão ao empreendedorismo, negócios digitais, mentorias, oficinas e network. Trata-se do Trakto Show realizado anualmente em Macéio.
O evento expandiu e agora algumas cidades do interior de Alagoas passam a receber a programação. A primeira cidade alagoana foi Penedo, região sul do estado. Este, realizado nos dias 03 e 04 de dezembro, com várias arenas onde são realizadas oficinas e treinamento para diversos empreendedores, tudo de forma gratuita para a população de Penedo. Uma maneira de incentivar o empreendedorismo e apresentar modelos de negócios do setor de tecnologia.
Nascida em Alagoas, Trakto fomenta o empreendedorismo e o ecossistema de inovação e tecnologia para além das fronteiras do Nordeste.
A startup Trakto é a única plataforma de design da América Latina voltada para negócios com suporte humanizado. Fundada em Alagoas pelos amigos Paulo Tenório e Jorge Henrique, em março de 2013, a empresa fomenta o empreendedorismo e o ecossistema de inovação e tecnologia para além das fronteiras do Nordeste.
Hoje, com quase 1 milhão de usuários, a startup permite que empreendedores criem apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, sites, entre outros templates. Em 2021, na maior rodada de negócios envolvendo startups de Maceió, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.