João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 23.29ºC
IBOVESPA 119298.67
Euro 6.2422
Dólar 6.0559
Peso 0.0058
Yuan 0.8252
Empresário arranca seringa de vacinadora e aplica dose no próprio braço
05/07/2021 / 11:39
Compartilhe:

Um homem tomou uma seringa com imunizante da covid-19 das mãos de uma profissional de saúde e aplicou a dose no próprio braço. A situação, registrada em vídeo por um colega do empresário, aconteceu na cidade de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, neste sábado (3). Em nota, a prefeitura do município considerou o ato “inadequado, imprudente” e desrespeitoso para com a vacinadora.

Nas imagens, é possível ver a técnica de enfermagem tentando recuperar a seringa de volta, mas sem êxito. Após apontar a dose para a câmera, ele aplica no braço, devolve a seringa para a mulher e sai andando.

Ao G1, um familiar que prefere não ser identificado disse que a atitude do homem foi por medo de não ser, de fato, vacinado. Segundo a familiar, o intuito não era desmoralizar os profissionais que trabalhavam no local.

A vacinação segue critérios técnicos e a aplicação é feita por profissional habilitado. Toda pessoa pode, no ato da imunização, checar qual vacina será aplicada, e se há líquido na seringa, por meio dos procedimentos padrões adotados pelos vacinadores, que são subordinados a órgãos de saúde.

“Tem muita gente bacana que faz um trabalho legal, mas sabemos de gente que não aplica, que não se atenta para a validade. Na hora, ele teve medo de que acontecesse algo, principalmente porque estamos com caso de Covid em casa, e isso mexe com a cabeça da pessoa. Estamos assustados com a repercussão. Em nenhum momento foi brincadeira com a funcionária. Não queremos que isso sirva de exemplo, só queremos que entendessem e não debochassem”, diz a familiar.

Por meio de nota, a prefeitura de Eusébio considerou o ato “inadequado, imprudente, perigoso e ainda desrespeitoso para com a vacinadora, profissional apta para realizar a aplicação da vacina”.

Segundo a gestão, a atitude “reprovável” poderia ter exposto o próprio homem a risco de acidente. “Por exemplo, poderia ter havido ruptura (o que não houve) da agulha no braço do mesmo”, afirmou, em nota. A ocorrência será notificada como incidente de vacinação à Coordenação Estadual de Imunização, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“Estaremos mais atentos para coibir e evitar incidentes outros semelhantes a este, que como dito é reprovável”, finaliza a nota.

VÍDEO