João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 34.49ºC
IBOVESPA 127122.16
Euro 5.4762
Dólar 5.1104
Peso 0.0058
Yuan 0.7067
Empresários, médicos e políticos: homens ricos e de meia-idade são vítimas preferenciais do “golpe dos nudes”
29/05/2023 / 12:01
Compartilhe:

Aos menos 33 pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (29.05) em uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul para combater organização criminosa responsável pelo “golpe dos nudes”. As prisões ocorreram em 11 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 30 de prisão temporária, 33 de busca e apreensão e 25 bloqueios de contas bancárias. Algumas dessas pessoas já estavam em cadeias.

O esquema criminoso conhecido como golpes dos nudes é o tema do episódio mais recente do programa Linha Direta (Globo), disponível no Globoplay.

De acordo com a PC, o golpe consiste inicialmente em um primeiro contato com uma possível vítima, ou por uma rede social ou pelo aplicativo Whatsapp, onde “uma pessoa jovem e bonita instiga uma vítima a trocar mensagens de cunho sexual e fotos íntimas”. Na sequência, outra pessoa se apresenta como parente da jovem, dizendo que a filha é menor de idade e acusando o homem de pedofilia. Para não denunciar ou expor, o falso pai ou mãe passa a exigir depósitos em dinheiro. Na maioria das vezes, após o recebimento de valores, o extorsionário continua fazendo as exigências. Os golpistas também se passam por policiais e enviam vídeos para as vitimas, simulando estarem registrando ocorrências e dialogando com delegados, de uma forma criminosamente teatral.

O perfil de vítimas é formado geralmente por homens de meia-idade ou mais velhos, ativos nas redes sociais e com condição financeira atraente. Os suspeitos atraíam empresários, médicos e até políticos. A investigação identificou 80 vítimas do golpe em todo o país, em um prejuízo apontado em R$ 5 milhões, segundo a Polícia Civil. Além da Paraíba, foram identificadas vítimas do golpe de extorsão nos estados de Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O advogado Gelson Descovi Vargas, entrevistado pelo Linha Direta e responsável pela defesa de 44 vítimas do esquema de chantagem, no Brasil e no exterior, calcula um prejuízo que ultrapassa R$500 mil.