A Universidade Federal da Paraíba abriga até a sexta-feira, 6, o XXIX Encontro Regional de Economia, realizado pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). O evento tem por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e profissionais das áreas afins, em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional. A programação contempla a apresentação de 45 artigos selecionados por comissão científica.
O referido encontro é o mais importante evento de economia do Nordeste e ocorre pela primeira vez fora do Ceará. O presidente da Anpec e pró-reitor de Administração da UFPB, Cássio Besarria, fez a abertura dos trabalhos, reforçando o papel da educação e a parceria com o BNB ao longo das edições. “O Banco do Nordeste sempre foi um parceiro importante para a realização das 29 edições do encontro da Anpec. Sempre ouvimos que o Nordeste é uma grande potência do país e a educação é uma porta para essa mudança. Ter esse evento realizado pela primeira vez na Paraíba é uma satisfação”, destacou.
O diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Leonardo Cruz, participou da abertura e ressaltou a parceria na realização de todas as edições do encontro. “Somos o maior banco de desenvolvimento da América Latina e contamos com 294 agências e 706 unidades de microcrédito. Participar de todas as edições desse evento é um compromisso que temos com a geração de conhecimento para a transformação da região”, ressaltou.
Na programação, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisa do BNB, promoverá uma sessão especial onde apresentará dois temas: “Nova Matriz de Insumo-Produto do Nordeste” e “Oportunidades para o Nordeste na Cadeia de Valor do Hidrogênio Verde”.
O Encontro promoverá também o “Painel de desenvolvimento do Nordeste” que abordará perspectivas econômicas para a Região com o objetivo de gerar uma agenda de discussões continuada. O superintendente estadual do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, participa da mesa.
Os artigos contemplam as seguintes áreas de submissão: Economia Regional; Economia Agrícola; Economia do Trabalho, Economia Social e Demografia; Teoria Econômica e Métodos Quantitativos e Economia Política, Metodologia e História Econômica do Nordeste.
No encerramento do evento, serão anunciados os vencedores do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, nas categorias Artigo e Dissertação. Em sua 28ª edição, o Prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva do desenvolvimento da Região.