João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.38ºC
IBOVESPA 135118.22
Euro 6.1498
Dólar 5.5521
Peso 0.0058
Yuan 0.7827
Encontro de Prostitutas reúne em João Pessoa movimentos de trabalhadoras sexuais da região Nordeste
27/05/2024 / 18:45 / Matheus Melo, F5 Online
Compartilhe:
Luza Maria Silva, coordenadora da Associação das Prostitutas da Paraíba – Foto: Arquivo pessoal

João Pessoa sedia, nestas terça-feira (28) e quarta (29), o 1° Encontro de Prostitutas de Comunicação em Prevenção, reunindo lideranças e representantes dos movimentos de trabalhadoras sexuais de diferentes estados do Nordeste. O evento acontece no auditório do J R Hotel (Rua Rodrigues Chaves, 87 – Cordão Encarnado).

De acordo com Luza Maria Silva, coordenadora da Associação das Prostitutas da Paraíba (APROS – PB), o encontro está dentro de um projeto financiado pelo Ministério da Saúde, e a APROS, enquanto proponente do projeto, o promove enquanto articulação Norte-Nordeste.

“Trazer essa oportunidade das trabalhadoras sexuais da região Nordeste, se juntar pra gente discutir algumas questões importantes, como saúde, políticas públicas. Avaliar um pouco do que fizemos e do que queremos para o futuro. O evento tem essa importância, com várias atividades que a gente vai desenvolver”, diz Luza ao F5 Online.

Entre as pautas que serão debatidas estão o panorama da violência no estado da Paraíba, comunicação em saúde e prevenção combinada. Também haverá reunião das redes de prostitutas que atuam em nível nacional.

“Aqui no Brasil, a gente tem três redes, que é a Articulação Nacional de Profissionais do Sexo, a Rede Brasileira de Prostitutas e a CUTS, que é a Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais. E a gente vai avaliar e planejar nossas ações, e também aproveitar para avaliar as ações do projeto”, explica Luza Maria.

Uma das atividades do projeto, destaca Luza, foi a realização de seminários em estados nordestinos. “Na Bahia, em parceria com APROSBA, que é a Associação de prostitutas da Bahia, com ASPRORN, que fica em Natal, que é a Associação de Profissionais do Sexo do Rio Grande do Norte, com o CIPMAC, que é o Centro Informativo de Prevenção Mobilização e Aconselhamento aos Profissionais do Sexo de Campina Grande, e também realizamos uns cursos, financiados pelo Fundo de Direitos Humanos, em São Luís do Maranhão, com o Coletivo Por Elas Empoderadas, a APROSMA, Associação de Prostitutas do Maranhão, e ASPROSEAL, que é a Associação de Profissionais do Sexo de Alagoas, detalhou.

Além de representantes de cada um desses estados, o encontro na capital paraibana receberá integrantes da Associação das Profissionais do Sexo de Pernambuco (APPS), trabalhadoras sexuais de João Pessoa, região metropolitana e Campina Grande, agentes comunitárias de Cajazeiras e Itabaiana – em parceria com a Atenção Básica desses municípios -, bem como médicos e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“E a gente vai discutir sobre o que cada uma vai falar da realidade do seu estado, e aí pensar estratégias do que a gente possa fazer pra fortalecer esse movimento de prostitutas da região Nordeste. Acho que esse é o ponto principal, é o objetivo da articulação Norte-Nordeste, fortalecer esse movimento de prostitutas dessa região”, pontua Luza Maria Silva.

A programação completa do 1° Encontro de Prostitutas de Comunicação e Prevenção pode ser conferida aqui.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp