João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.66ºC
IBOVESPA 142611.61
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Lula confirma reunião de negociação com EUA nesta quinta
15/10/2025 / 13:57
Compartilhe:
Donald Trump e o presidente Lula – Foto: Reprodução/Instagram | Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (15) que uma reunião entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, será realizada nesta quinta-feira (16). O encontro acontece em Washington, onde Vieira chegou na segunda-feira (13) com o objetivo de avançar nas negociações sobre tarifas e sanções impostas a autoridades brasileiras.

Durante o evento no Rio de Janeiro, onde participou da celebração do Dia do Professor, Lula relembrou uma conversa recente que teve com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. “Quando eu fui falar com Trump, eu não o conhecia. A gente estava de mal, mas tinha gerado uma química na ONU”, comentou o presidente, referindo-se a um discurso de Trump na Assembleia Geral da ONU, onde ele mencionou ter uma “química excelente” com Lula.

O presidente brasileiro contou que, ao conversar com Trump, sugeriu que se tratassem de forma mais informal, já que ambos estão próximos dos 80 anos. “Eu disse: ‘Vamos nos tratar de ‘você’, sem liturgia’. Aí, comecei a falar o que eu deveria falar”, relatou Lula, enfatizando a importância da relação humana nas negociações.

A reunião desta quinta-feira foi antecipada por fontes da GloboNews, que indicaram que Trump, em um encontro recente com o presidente da Argentina, Javier Milei, sinalizou a intenção de discutir a possibilidade de uma moeda comum entre os países do Brics, em substituição ao dólar. Embora o Brasil não tenha planos de deixar o Brics, o tema não tem sido amplamente abordado.

Lula encerrou suas declarações destacando a importância das relações internacionais e a expectativa para as negociações que ocorrerão no encontro com os representantes americanos.