O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima, e o Centro Universitário UNIESP já promoveu o Super Aulão INOVA ENEM, um evento que preparou os alunos com conhecimento e estratégias valiosas. Com a prova marcada para este domingo, 3 de novembro, é hora de os estudantes aproveitarem as dicas fundamentais para enfrentar esse desafio, que pode definir seu futuro acadêmico.
O Enem vai além de ser apenas um teste; é uma oportunidade para milhões de jovens ingressarem em universidades e programas de bolsas de estudo. Para garantir que os alunos estejam prontos, Nina Bezerra, pedagoga do Centro Universitário do UNIESP compartilha orientações práticas que podem fazer a diferença na hora da prova.
Neste primeiro dia de prova, os candidatos enfrentarão questões nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para se destacar, os alunos precisam dominar a interpretação de textos, gramática e ter conhecimento sobre história, geografia, filosofia e sociologia. “Se manter atualizado sobre os eventos globais é fundamental. Tópicos como mudanças climáticas e eventos históricos recorrentes são frequentemente abordados nas provas”, afirma a pedagoga.
“A revisão de conteúdos é importante, mas os alunos devem estar preparados para conectar o conhecimento acadêmico com a realidade atual. Temas como a crise climática e os movimentos sociais devem ser observados”, complementa.
Nina Bezerra reforça que a reta final de estudos deve incluir uma variedade de materiais: “Durante o Super Aulão, priorizamos o desenvolvimento da escrita crítica. Em vez de decorar informações, incentivamos os alunos a contextualizar o que aprenderam”.
Além disso, ela também recomenda a leitura de livros importantes, como O genocídio do negro brasileiro, de Abdias Nascimento, e Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Hollanda, que fornecem uma compreensão profunda das questões sociais e políticas do Brasil. Assistir filmes como Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, podem servir como ótimos recursos para debates sobre desigualdades sociais.
A redação do Enem sempre traz temas que refletem questões sociais contemporâneas. Este ano, é provável que tópicos como desigualdade social, sustentabilidade e tecnologia estejam em destaque. A pedagoga sugere que “os alunos pratiquem a escrita de textos argumentativos sobre esses temas, estruturando bem suas ideias e apresentando exemplos concretos para se diferenciarem.”
Nos dias que antecedem o exame, Nina Bezerra recomenda que os alunos busquem um equilíbrio saudável entre estudo e descanso. Aqui estão algumas sugestões:
“Lembre-se de que você se preparou para este momento. Confie em suas habilidades e mantenha a calma,” aconselha.
Data, hora e local
Os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência e verificar o local da prova no cartão de confirmação da inscrição.
Duração da prova
No dia anterior à prova, prepare-se separando os itens obrigatórios: caneta de tinta preta, em material transparente, e documento de identificação oficial com foto. O Inep também recomenda levar o cartão de confirmação impresso para evitar surpresas.
Leve garrafas de água, lanches leves e não se esqueça de ter uma boa noite de sono antes da prova. Evite alimentos pesados para garantir um desempenho ideal. Boa sorte a todos os candidatos!