João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.73ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Engenheiros sem Fronteiras fará coleta de lixo eletrônico no Mercado Capim Fashion
09/05/2024 / 14:46
Compartilhe:
ONG convidada para expor no Mercado Capim Fashion fará coleta de lixo eletrônico

Focada nos princípios da sustentabilidade, a ONG Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo João Pessoa (ESF JP) é a organização convidada para a edição especial de um ano do Mercado Capim Fashion (MCF), que acontece nesta sexta (10) e sábado (11) no Ville des Plantes, das 17h às 23h, com entrada gratuita. Além de expor seus produtos, a ONG também fará a coleta de resíduos eletroeletrônicos, também chamados de REE, lixo eletrônico ou e-lixo.

De acordo com a diretora geral da ESF JP, Ysa Luna, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas incorretamente em todo o mundo, todos os anos.

“O descarte incorreto desses resíduos não representa apenas o impacto negativo ao meio ambiente, mas também um grande desperdício, já que quando reciclados, os REE podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias, evitando a extração de recursos limitados da natureza”, ressalta.

Durante o evento, a ONG disponibilizará um coletor de REE para que os visitantes possam descartar os materiais que estão guardado em casa, tais como: celulares, tablets, computadores e itens periféricos, impressoras, TVs e eletrodomésticos de pequeno porte (como fones de ouvido, controles remotos, carregadores).

“Os itens depositados no coletor serão encaminhados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCARE) para tratamento adequado, incluindo a separação das partes e materiais recicláveis e rejeitos, resultando em um processo ambientalmente adequado”, informou a diretora da ONG.

Os visitantes do MCF também terão a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Núcleo João Pessoa da ONG Engenheiros sem Fronteiras, além de discutirem sobre sustentabilidade e adquirirem produtos exclusivos, contribuindo para as iniciativas da ONG.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp