João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.79ºC
IBOVESPA 124876.41
Euro 5.5044
Dólar 5.1497
Peso 0.0059
Yuan 0.7108
Entenda a diferença: leite integral, soro e composto lácteo
09/07/2022 / 08:43
Compartilhe:

Não é de hoje que esses produtos existem, mas eles têm sido mais comercializados diante do aumento do preço do Leite Integral e seus derivados.

Ir ao supermercado e se deparar com uma caixinha que parece ser leite longa vida, tem jeitinho de leite longa vida, embalagem de leite longa vida, mas na verdade quando se lê a letra miúda, trata-se de “Composto Lácteo” ou então “Soro de Leite”. Pois é, e isso também acontece com outros produtos, como leite condensado e creme de leite. Isso tem gerado dúvidas nos consumidores.

Na prática existem o leite, que é o produto em si, o composto lácteo, que é o leite integral misturado ao soro de leite, e, por fim, o soro que é o líquido remanescente após a fabicação de produtos como o queijo, por exemplo.

Em entrevista ao portal g1, Andrea Esquivel, nutricionista e consultora técnica da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), falou de forma detalhada sobre a diferença.

“Se eu pego o leite e coloco um coalho [coagulador de leite], há uma concentração de proteína e gordura ali que vai formar o queijo. O líquido que sobra é o soro”, explicou.

O Whey Protein é outro exemplo de derivado. Este produto é a proteína isolada do soro de leite, comercializado em pó.

Segundo Andrea, o soro de leite e as bebidas lácteas podem ser consumidos normalmente pelas pessoas, mas têm uma qualidade nutricional baixa quando comparados com o leite de vaca integral. “O leite é rico em cálcio e em proteínas e as bebidas lácteas têm menos desses nutrientes”, explica.

Em 200ml de leite integral, por exemplo, temos 6,6g de proteínas e 280mg de cálcio. O composto lácteo, na mesma quantidade de líquido, possui 2,4g de proteínas e 95mg de cálcio. Já no caso do soro, a mesma proporção tem 1,5g de proteínas e 70mg de cálcio.

F5 Online com informações do G1