22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

Entenda como a prefeitura de Bayeux atraiu 1.600 novos alunos para a rede municipal de ensino em apenas três meses 

A prefeita Luciene Gomes (PDT), quer chegar em maio com 10 mil alunos matriculados e estudando regularmente.

Em quatro anos, cinco prefeitos e uma situação no mínimo inusitada para a população do município de Bayeux. A cidade sangrou nos últimos anos com a “dança das cadeiras” de prefeitos que pouco conseguiram fazer porque a instabilidade impediu que qualquer projeto fosse colocado em prática. 

Tudo começou em julho de 2017, quando Berg Lima, eleito em 2016, foi preso em uma operação do MP, após ter sido flagrado em vídeo, negociando propina com um empresário que deveria receber da gestão anterior. 

Leia Também

No mesmo dia da prisão, ele foi afastado do cargo, assumindo o vice-prefeito, Luiz Antônio de Miranda Alvino (PSDB), interinamente, que, após oito meses da prisão de Berg Lima, também foi afastado pela Justiça. 

Com a cassação do mandato dele  a gestão passou a ser liderada a partir de março de 2018 por Mauri Batista (PSL), mais conhecido como Noquinha, depois por Jefferson Kita (Cidadania) que assumiu interinamente até agosto de 2020, quando, a então vereadora Luciene Gomes chegou à Prefeitura por eleição indireta e para um mandato tampão de apenas 4 meses. 

Com tanta instabilidade, índices de educação, saúde e eficiência da gestão caíram drasticamente e Bayeux vai levar um bom tempo para recuperar posições perdidas, avalia a atual prefeita Luciene Gomes que, ao assumir o cargo na eleição indireta, surpreendeu fazendo uma gestão eficiente durante a pandemia da Covid-19, fato este que lhe consagrou uma vitória nas urnas, derrotando adversários antes tido como imbatíveis. 

Depois de ter recolocado várias questões da saúde nos trilhos, (Bayeux está entre as três cidades mais eficientes na aplicação das vacinas da Covid-19), a prefeita estreou o novo mandato disposta a mudar a realidade da educação em seu município.  

Resultados na Educação  

Os resultados começam a aparecer. A prefeitura está comemorando a inclusão de mais 1.600 alunos nas escolas da rede municipal de ensino, fruto do programa Busca Ativa, desenvolvido pela secretaria municipal de educação desde o mês de janeiro desse ano.

Em 2019 o município tinha 7.200 alunos matriculados e agora, no final de março de 2021, já eram 8.800 alunos captados e inscritos.

A secretária Adjunta da Educação Gilvaneide Nunes da Silva disse ao f5 online que as equipes saem de Bairro em Bairro, de casa em casa, conscientizando pais, mães e responsáveis sobre a importância de mandarem seus filhos para a escola.

Quando assumiu a gestão no dia 1º de janeiro desse ano, a prefeita Luciene Gomes convocou o secretário de educação José de Figueiredo Martins Neto e a adjunta Gilvaneide Nunes da Silva e estabeleceu que a partir daquela data queria uma ação da pasta para aumentar a quantidade de alunos na rede municipal de ensino.

Muitas dessas famílias amanhecem o dia sem ter o que comer e por isso não acreditam mais na capacidade do poder público de oferecer um futuro melhor para essas crianças. “Todos conhecem a minha realidade em Bayeux, vim de família pobre e sei que as dificuldades enfrentadas por muitas família tiram deles a conscientização da importância do papel nessa fase escolar” disse a prefeita Luciene gomes.

Flagrante do programa Matricula Itinerante: Até maio a prefeitura espera aumentar cerca de 30% a quantidade de novos alunos.

Merenda escolar

Outra medida adotada, imediatamente, foi o investimento de R$ 664 mil na aquisição de 76 toneladas de alimentos para oferecer aos alunos comida boa e abundante. Segundo a prefeita Luciene Gomes, os estudantes bem alimentados começam a conhecer o que é dignidade e percebem que a escola é um ambiente acolhedor e capaz de transformar a vida deles.

De acordo com o secretário José de Figueiredo Martins Neto, esse trabalho de matrícula itinerante é apenas a primeira etapa de um projeto ousado para os próximos quatro anos. “Estamos investindo R$ 900 mil na aquisição de 12 mil chips de dados com 20 GB de internet para conectar toda a rede educacional do município, incluindo 100% dos alunos, professores e gestores. A aquisição está em fase de licitação e deve ser concluída até o final do mês de maio.

Também já está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei proposto pelo município para a inclusão do idioma espanhol para todos os 6.654 alunos do ensino fundamental I e II.

No segundo semestre, serão implementadas novas fases do planejamento estratégico desse primeiro ano que inclui um estúdio tecnológico para transmissão de aulas remotas, implantação do ensino de robótica nas escolas e o programa de intercâmbio Bayeux para o mundo.

Infraestrutura e logística

Para facilitar o trabalho da gestão administrativa e pedagógica foram adquiridos 51 computadores, distribuídos em todas as equipes da rede municipal de ensino. Também foram comprados dois ônibus, sendo um para a escola Joana Fortunato e outro itinerante que beneficia várias unidades escolares.

Ideia simples, mas que funciona: Veja video das equipes utilizando carro de som para falar com as famílias nos bairros do município de Bayeux:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

São João de Campina Grande: veja as atrações que se apresentam hoje no Parque do Povo

Felipe Araújo, Ton Oliveira, Fabrício Rodrigues e Diego Santana, estarão no palco principal do Parque do Povo na noite deste sábado em Campina Grande....

SALÁRIO: Prefeitura de João Pessoa antecipa pagamento de junho e anuncia aumento de 10 %

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta segunda-feira (20), o reajuste linear de 10% para todos os servidores do Município de João Pessoa (exceto àquelas...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#