João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Entenda como melhorar as dores nas costas no dia a dia
24/02/2023 / 09:50
Compartilhe:

Manter a postura correta e fazer uso de acessórios ajudam a evitar quadros graves

Quase todas as pessoas já passaram pela situação de precisar carregar uma grande quantidade de livros, notebook ou até mesmo equipamentos de viagem nas costas. Nesse momento, além de contar com uma mochila espaçosa e resistente, é importante prestar atenção ao peso e também à maneira adequada de transportar os itens.

 

Nos últimos anos, diversos estudos apontaram um aumento na ocorrência de dores nas costas entre jovens e adultos, especialmente na faixa dos 19 aos 35 anos. Enquanto um problema que antes era associado à terceira idade passa a preocupar os especialistas em pacientes jovens, pessoas acima dos 60 anos buscam cada vez mais melhorar a qualidade de vida. 

 

Diversos fatores contribuem para o surgimento de dores nas costas e outros problemas de saúde relacionados aos ossos e aos músculos. Neste post, você confere alguns dos principais sintomas e dicas de como reduzir os riscos de adquirir uma doença a médio e longo prazo na coluna e nas articulações.

Importância de cuidar da saúde ortopédica desde cedo

Você provavelmente já deve ter ouvido a frase ”sente, pois não vai mais crescer” de algum parente ou amigo. Podemos partir dela para entender a importância dos movimentos físicos e da prevenção de problemas na coluna e nos músculos desde a infância. A atenção deve ser dada especialmente na pré-adolescência, quando o crescimento é acelerado. 

 

A brincadeira tem um papel fundamental na infância, pois além de estimular o desenvolvimento cognitivo, também contribui para a formação adequada da estrutura corporal. Uma criança sedentária possui mais chances de crescer com articulações enfraquecidas, desvios de postura e dores musculares.

Dicas para evitar e reduzir as dores nas costas para todas as idades

Hoje em dia é cada vez mais comum observar pessoas acima dos 50 anos com vidas ativas, num movimento interessante de etarismo. Enquanto uma parcela da população mais velha desfruta de mais qualidade de vida, os mais jovens se queixam cada vez mais de efeitos de rotinas agitadas, entre eles, as dores nas costas. 

 

O mais indicado é que dores com maior tempo de persistência sejam tratadas por especialistas, investigando as diversas causas possíveis do sintoma. Porém, para quem quer melhorar as dores no dia a dia, as dicas a seguir podem ser combinadas, servindo, inclusive, de prevenção para crianças e adolescentes.

Pratique atividades físicas regularmente

Uma rotina constante de exercícios evita diversos problemas de saúde a curto, médio e longo prazo, incluindo problemas na coluna. Aqui entram alongamentos, que podem ser feitos em diferentes momentos ao longo do dia, ajudando a reduzir a pressão nas articulações e a tensão muscular. A musculação também é ótima para fortalecer os membros, reduzindo o desgaste e o cansaço.

Reduza peso em bolsas e mochilas

Estudantes de ensino médio, universitários e profissionais de inúmeras áreas costumam carregar um peso maior nas costas em mochilas. Livros, notebooks, troca de roupas, marmita e outros itens necessários não precisam sair da mochila, mas podem ser organizados de uma melhor forma.

 

Opte por mochilas de tamanho adequado, com materiais de qualidade e que ofereçam conforto para o seu tipo de uso. É importante se informar sobre o peso máximo indicado para cada biotipo. Uma pessoa de menor estatura tem maior tendência a desenvolver dores nas costas carregando o mesmo peso que uma pessoa de maior estatura, também conforme a resistência muscular.

Mantenha a postura alinhada

A má postura é um dos principais causadores de dores nas costas. Longos períodos sentado, posições incorretas durante exercícios e até mesmo na hora de dormir contribuem para incômodos na região das costas. Usar coletes e cintas de correção indicadas por ortopedistas pode ser uma forma de corrigir a postura, além de exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos.

Compressas e massagens ajudam em momentos de crise

Mesmo quem toma esses cuidados pode ser pego de surpresa por uma dor mais intensa. Nesses momentos, recorrer a massagens com as mãos na área afetada e a medicamentos naturais, como chás relaxantes e compressas de água, pode ajudar na redução da dor. Caso o problema persista, o indicado é procurar auxílio médico e evitar a automedicação, pois isso pode agravar o quadro.

Banho quente relaxa o corpo e alivia o estresse

Depois daquele dia cheio de reuniões ou tarefas sem intervalo em casa, nada melhor que um banho quente para relaxar. A água aquecida ajuda a amolecer os tecidos musculares, aliviando dores causadas por acúmulo de estresse e postura tensa ao longo do dia.