João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 36.77ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5098
Peso 0.0057
Yuan 0.7814
Entenda o que causa a sensação de cansaço pós-praia
26/01/2023 / 14:01
Compartilhe:

Ir à praia é indicativo de voltar muito cansado? Saiba por que é comum a fadiga pós-praia e como fazer para diminuir essa sensação

Ir à praia em um dia de muito calor pode ser a solução perfeita para se refrescar. Estar perto da natureza pode tranquilizar a mente, proporcionar bons momentos e amenizar as altas temperaturas. O problema é que esse momento de lazer pode trazer a sensação de grande cansaço físico no fim do dia. Mas porquê isso acontece? A ciência explica. 

Seja para encontrar os amigos, se bronzear ou apenas relaxar e curtir o dia em frente ao mar… independentemente do que te levou a estender a toalha, quase todos deixam a areia com a mesma sensação de cansaço extremo. Isso já aconteceu com você? 

A sensação de cansaço pós-praia pode acontecer mesmo se você ficou descansando, usou filtro solar ou autobronzeadores com proteção. O que causa essa sensação de fadiga é a ação das altas temperaturas no organismo. 

Se interessou pelo assunto? Então continue a leitura e saiba por que isso acontece e como diminuir essa sensação.  

Regulando a temperatura

Segundo os especialistas, alguns motivos podem levar a essa sensação de cansaço pós-praia. O primeiro e o principal deles é a fadiga proporcionada pela necessidade do corpo em regular a temperatura interna (normalmente entre os 36ºC e 37ºC). Com o calor intenso no ambiente, a temperatura do organismo tende a subir muito e, para regulá-la, o corpo gasta muita energia, causando a fadiga. 

Desidratação

Além do desgaste do corpo para regular a temperatura, o que pode nos deixar extremamente cansados após um dia de praia é a desidratação. No calor extremo, suamos mais para estabilizar a temperatura corporal e acabamos perdendo muito líquido. Se não repor adequadamente, pode levar a quadros de desidratação e aumentar ainda mais a sensação de fadiga após um dia todo no sol. 

O segredo aqui está em ingerir muita água, água de coco, frutas in natura ou sucos. Dê preferência para bebidas com baixo teor de açúcar. Se você pratica atividades físicas na praia, a atenção com a hidratação deve ser redobrada. 

Mudanças químicas

Outro aspecto destacado pelos especialistas são as mudanças químicas que nosso corpo sofre com a exposição aos raios UV, capazes de queimar a pele. Com a exposição solar, há uma atividade química do corpo para proteger a pele, produzindo melanina, pigmento que protege de queimaduras. Esse processo também provoca a fadiga do organismo e aumenta a sensação de cansaço depois de um dia de calor intenso. 

Agora que você já sabe quais são as três principais causas do cansaço tão comum no pós-praia, confira algumas recomendações para curtir a areia e o mar sem se sentir tão esgotado no fim do dia. 

Dicas para curtir a praia e cuidar da saúde

O primeiro passo é evitar se expor diretamente ao sol nos horários de pico, entre 12h às 16h. É fundamental também usar protetor solar a todo momento, na sombra ou em exposição direta aos raios solares. Reforce a proteção com chapéu e óculos de sol. 

Lembre-se da hidratação, beba muita água e consuma alimentos nutritivos. Água de coco e frutas são muito indicadas também.  

Se a água do mar estiver muito fria, evite passar muito tempo mergulhado, pois o corpo irá se esforçar para compensar a queda na temperatura e pode intensificar ainda mais a fadiga pós-praia. 

Ou seja, anote a lista de cuidados com 5 dicas:

  1. Evite exposição direta no sol entre 12h e 16h;
  2. Use protetor solar, mesmo na sombra;
  3. Hidrate-se com muita água;
  4. Alimente-se bem;
  5. Cuidado com a água muito fria. 

Pronto, agora você está preparado para curtir os dias de verão no litoral sem comprometer a sua saúde ou descanso. Curtir os dias ensolarados pode ser uma delícia, mas requer alguns cuidados. Coloque essas dicas em prática e aproveite!