João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 32.9ºC
IBOVESPA 127733.88
Euro 6.1194
Dólar 5.7964
Peso 0.0058
Yuan 0.8022
Entenda o que levou o prefeito Cícero Lucena a suspender o contrato com as empresas de lixo em João Pessoa
31/03/2021 / 19:14
Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), rescindiu contratos com três empresas que prestavam serviços de limpeza na cidade. O documento foi assinado pelo superintendente da Emlur, Ricardo José Veloso, e publicado nesta segunda-feira (29) no Semanário Oficial.

Os contratos dissolvidos são referentes às empresas Beta Ambiental Ltda., Limpmax Construções e Serviços Eireli e Limpebras Engenharia Ambiental Ltda.

A prefeitura da Capital sempre pagou a fatura de dezembro das despesas com lixo nos meses subsequentes, mas o então prefeito Luciano Cartaxo resolveu, dois dias antes de encerrar o mês de dezembro e consequentemente a sua gestão, deixar tudo em dia com as três empresas que faziam a coleta de lixo na cidade.

Esse fato chamou atenção dos novos dirigentes da Emlur, autarquia responsável pela coleta de lixo.

Também descobriu-se que as empresas que ganharam a licitação ofereceram como diferença caminhões com a força de 265 cv e depois de habilitadas colocaram uma frota bem diferente das propostas vencedoras, algo como você contratar na Localiza um potente SUV e receber um carro de passeio.

Nesta quarta-feira (31), em entrevista à TV Correio o próprio prefeito Cícero Lucena disse que a Emlur enviou várias notificações para as empresas pedindo que eles entregassem os equipamentos previstos em contratos e mesmo assim nada foi feito.

Cícero disse que a prefeitura vai abrir uma nova concorrência nos próximos dias para que novas empresas participem de um certame isento que permita uma coleta de lixo com os equipamentos realmente previstos em edital.

“Não é justo que você ganhe uma licitação para oferecer um caminhão com a força de 265 cv, quando todos os concorrentes colocaram preços compatíveis com o tipo de veículo solicitado e de repente você, após ganhar, coincidentemente entrega equipamentos diferentes das propostas vencedoras. Ou seja, foram desleais com os concorrentes que deveriam ter oferecido um preço menor para a prefeitura”, disse Cícero Lucena.

Nesse período, o município suspendeu os pagamentos das empresas pedindo para que elas possam ressarcir o município em relação à diferença dos equipamentos contratados para os que eles forneceram.

Cícero tranquilizou a população de João Pessoa em relação ao serviço de limpeza urbana e disse que a mudança não afetará a qualidade do trabalho.