João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 34.2ºC
IBOVESPA 127844.86
Euro 6.1393
Dólar 5.7815
Peso 0.0058
Yuan 0.7999
Entenda porque Bayeux é a 1ª na grande João Pessoa e a segunda na Paraíba em redução de homicídios
20/06/2021 / 13:19
Compartilhe:

Era comum ouvir no noticiário crimes, homicídios, assaltos e todo tipo de notícia ruim nas reportagens dos programas policiais envolvendo o município de Bayeux na região metropolitana de João Pessoa.

A desigualdade social, aliada a falta de políticas de inclusão e de combate à pobreza contribuíram para o crescimento da violência nas últimas décadas naquele município.

O entra-e-sai de prefeitos nos últimos cinco anos também contribuiu para a falta de uma política de segurança pública que pudesse combater e traçar parcerias no sentido de evitar o crescimento dos índices de criminalidade na cidade.

De 2020 pra cá, quando a prefeitura dedicou atenção ao tema e passou a investir na guarda municipal e em parcerias com o governo do estado e a Polícia Federal os resultados começaram a aparecer.

Hoje a guarda municipal atua com 68 pessoas, duas viaturas exclusivas e em parceria com a empresa Brisa Net viabilizou uma central de monitoramento das imagens de câmeras em pontos estratégicos na cidade.

A Guarda Civil Municipal também recebeu investimento em treinamentos, exames e testes psicotécnicos e recebeu da Polícia Federal capacitação para criação, regulamentação e capacitação do Grupamento de Informação e Inteligência.

A prefeita Luciene Gomes (PDT), tem acompanhado mês a mês a redução de crimes e já comemora os primeiros resultados.

“Eu tenho dito nas minhas falas que pretendo tirar Bayeux das páginas policiais e colocá-la nas páginas de economia. Somos uma cidade com um enorme potencial econômico mas estava sem rumo por conta da falta de continuidade dos gestares nos últimos anos”, disse Luciene Gomes.

Bayeux registrou em 2021 dois meses sem nenhum homicídio na cidade. Os números são ainda mais positivos quando coloca o município com a menor taxa entre os municípios da região metropolitana da Capital e no segundo lugar em todo o Estado.

Esses números foram apresentados nesta sexta-feira(18) pelo SubComandante da 4ª Cia da Polícia Militar de Bayeux, capitão Handerson, e o delegado de Polícia Civil, Ademir Fernandes, durante reunião com a prefeita Luciene Gomes.

A reunião que contou ainda com a participação do Advogado Rainier Dantas, o Procurador Jurídico do município, Cecílio Ramalho, e o Vice-Prefeito, Major Clecitoni, também discutiu a elaboração de parcerias na segurança pública como a proposta de criação de um batalhão da Polícia Militar na cidade e ações socioeducativas.