O segmento de marketplaces tem crescido de forma considerável no Brasil nos últimos anos e uma das empresas que mais tem se consolidado nesse âmbito é a Magazine Luiza, comandada pelo empresário Frederico Trajano. Segundo o presidente da plataforma varejista, em entrevista à revista Exame, o objetivo é transformar o empreendimento em um “Alibaba brasileiro”, e ele tem caminhado nesse sentido.
Uma das estratégias usadas pela companhia tem sido o marketing de influência, que consiste em usar figuras públicas para “espalhar a palavra” da empresa, ou seja, divulgar a marca entre o público daquela personalidade, que em geral conta com forte engajamento e alcance no virtual.
Recentemente, o Magalu adquiriu o controle de produtoras de conteúdo como Canaltech (portal com foco em tecnologia que atinge mais de 20 milhões de visitantes por mês) e o Jovem Nerd, uma das maiores plataformas de mídia consumidas pelo público nerd e geek no país.
Um ponto importante no marketing de influência é saber convocar as pessoas certas. Se você tem uma empresa de moda e quer expandi-la, qual o sentido de contratar um influencer que tem alcance no público ligado em gastronomia?. É necessário um alinhamento entre os ideais da empresa e os valores da figura pública.
Outra forma de estender a presença da marca no ambiente digital é por meio da owned media (mídia própria), que em geral são os sites, portais e plataformas exclusivos da marca. Quanto mais você possuir, maiores são as chances de se expandir no universo online.
Ao investir na compra de canais de influência no país, atribuindo-os ao seu próprio grupo midiático, o Magalu fortalece o seu ecossistema digital e consolida seu poder de influência entre os mais variados públicos, caminhando para a construção do “Alibaba brasileiro”, pretendido por Frederico Trajano.
Os influencers passam confiança para o público, se assim não fosse, não teriam tamanha fidelização e engajamento. A produção de conteúdo estratégico, alinhada com alta tecnologia e algoritmos eficazes resultam em fortalecimento de marca, conquista de mercado e retorno financeiro.
Dessa forma, as empresas de marketplace, como é o caso da Magazine Luiza, vão se consolidando como megapotências em tecnologia, negócios, marketing e serviços.
Através da MagaluAds, que visa um ambiente simples e intuitivo, a empresa permite cada vez mais que vendedores e fornecedores acelerem suas vendas.
Recentemente, a pesquisa “The 2021 Value Creators Rankings”, feito pelo Boston Consulting Group, mostrou que a Magazine Luiza ficou com a primeira posição em um ranking global sobre retorno para os acionistas.
A pesquisa analisou o TSR (retorno total para o acionista) de aproximadamente 2.400 empresas e classificou as dez que mais criaram valor em 33 setores da economia. A empresa de Frederico Trajano ocupa a primeira posição no ranking global, com TSR de 256%.
Um dos diferenciais para esse crescimento tem sido o investimento em tecnologia.
Diante desse contexto, o mercado da publicidade digital, que movimenta bilhões ao ano, encontra cada vez mais terreno fértil nos novos mecanismos e empreitadas que não param de surgir ao longo do século.
Da Redação com E-commerce Brasil