João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.03ºC
IBOVESPA 133122.67
Euro 6.0752
Dólar 5.425
Peso 0.0057
Yuan 0.7701
Entidades alertam sobre os riscos do cigarro eletrônico no Dia de Combate ao Fumo
29/08/2024 / 10:54
Compartilhe:
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta-feira (29), a Fundação do Câncer e outras entidades intensificam a campanha contra o uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes.

O consumo desses dispositivos cresceu 600% globalmente nos últimos seis anos, afetando principalmente jovens de 15 a 24 anos, conforme dados da OPAS.

A Fundação do Câncer, em colaboração com a Anup Social e outras organizações, lançou o Movimento VapeOFF. A campanha busca alertar sobre os riscos dos vapes, com videoaulas, depoimentos e materiais educativos para escolas e universidades em todo o Brasil.

Um estudo recente da Fundação do Câncer revelou uma redução na mortalidade por câncer de pulmão entre homens no Brasil, mas um aumento entre mulheres, associado ao hábito de fumar. O estudo também mostrou que mais de 20% dos jovens já experimentaram vapes.

A campanha VapeOFF conta com o apoio de empresas como Ecoponte e Onbus, que divulgarão as mensagens de conscientização. As entidades envolvidas pedem a manutenção da proibição da comercialização de vapes pela Anvisa e alertam sobre projetos de lei que buscam legalizar esses produtos.

Malefícios

O consumo de cigarro eletrônico pode causar câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão. Também pode levar à doença pulmonar EVALI, sigla para lesão pulmonar associada ao uso de vapes.