João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 32.73ºC
IBOVESPA 137119.94
Euro 6.45161
Dólar 5.7064
Peso 0.00503783
Yuan 0.79346725
Epitácio Pessoa, paraibano que autorizou o Cristo Redentor, tem legado homenageado no Senado
23/05/2025 / 12:12
Compartilhe:
Nascido em Umbuzeiro, Epitácio Pessoa, único paraibano presidente do Brasil, completaria 160 anos nesta sexta-feira, 23 de maio de 2025 – Foto: Divulgação/Memorial TJPB

O Senado Federal realizou, nesta quinta-feira (22/5), uma sessão especial em homenagem aos 160 anos de nascimento do ex-presidente da República Epitácio Pessoa. O evento foi proposto pelo senador paraibano Efraim Filho (União Brasil-PB) e reuniu autoridades, familiares e representantes de diversas instituições.

Epitácio Pessoa nasceu em Umbuzeiro (PB) em 23 de maio de 1865. Foi o único paraibano a ocupar a Presidência da República, entre 1919 e 1922. Também atuou como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), senador, deputado federal, procurador-geral da República e juiz da Corte Permanente de Justiça Internacional, em Haia.

Durante a cerimônia, o senador Efraim Filho destacou o legado do homenageado e sua visão de futuro. “A grandiosidade de Epitácio não reside apenas nos seus feitos históricos, mas sobretudo na perenidade de seus valores. Sua coragem em realizar grandes obras de infraestrutura, como as de combate à seca, aponta para a urgência de soluções sustentáveis. Seu exemplo nos inspira a buscar um serviço público pautado pela ética, pela competência e pelo compromisso com o bem comum”, disse.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, também paraibano, afirmou que Epitácio foi “o homem público mais importante da Paraíba”, ao lembrar que ele ocupou cargos nos três Poderes da República.

Durante o evento, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou que, no governo de Epitácio Pessoa, foi realizada a primeira transmissão radiofônica do país, em 7 de setembro de 1922, durante o Centenário da Independência. Foi um momento revolucionário para a época, que inaugurou uma nova era de integração nacional. O rádio, que ecoou pela primeira vez com a voz de Epitácio Pessoa, conecta o Brasil até hoje”, declarou o ministro.

Autor da autorização do Cristo Redentor, ex-presidente paraibano é homenageado em sessão no Senado Federal

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

O historiador Matheus Medeiros de Lacerda destacou a atuação internacional de Epitácio, sobretudo na Conferência de Paz de Versalhes, após a Primeira Guerra Mundial. “Epitácio colocou o Brasil entre os protagonistas da nova ordem mundial. Foi a primeira vez que um presidente brasileiro visitou os Estados Unidos, o Canadá, a Bélgica. O papa quebrou um protocolo vigente desde as guerras napoleônicas para recebê-lo no Vaticano. Ele não é só o maior paraibano; é um dos maiores brasileiros que o país já teve. Sua trajetória é um marco de liderança, inovação e visão estratégica”, pontuou o autor do livro “Diplomacia Presidencial de Epitácio Pessoa”.

A cerimônia também contou com a presença do embaixador Carlos Alberto Pessôa Pardellas, neto do ex-presidente, que relembrou feitos históricos como a autorização para a construção do Cristo Redentor e o envio de uma delegação para avaliar a localização da futura capital federal.

Epitácio Pessoa faleceu em 13 de fevereiro de 1942, aos 76 anos, em Petrópolis (RJ). Seus restos mortais estão hoje no Museu e Cripta Epitácio Pessoa, em João Pessoa.