João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 22.76ºC
IBOVESPA 127768.19
Euro 6.0753
Dólar 5.7473
Peso 0.0058
Yuan 0.7944
Escola de Saúde da PB abre seleção para residências médicas e multiprofissionais
14/12/2022 / 07:20
Compartilhe:

A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, está com editais abertos para os Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB).

Ao todo, são disponibilizadas 130 vagas, distribuídas entre os programas em todo o estado. As inscrições seguem até o dia 8 de janeiro e o início das atividades está previsto para o dia 1º de março de 2023.

Confira os editais

Residência Médica 

Constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado. O foco da aprendizagem será o paciente e o seu problema de saúde. E o ensino da prática da Medicina destacará a abordagem na problematização e na melhor evidência científica da Medicina.

Os Programas de Residências Médicas oferecidos pela SES-PB são Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral (João Pessoa-PB), Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia (João Pessoa-PB), Ginecologia e Obstetrícia (Patos-PB), Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia (João Pessoa), Pediatria (João Pessoa – PB) e Pediatria (Patos-PB).

Residência Uniprofissional da Saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial 

O Programa é destinado a odontólogos que serão supervisionados e orientados por profissionais qualificados da mesma área, de acordo com as especificações de exercício profissional definidas pelo Conselho Federal de Odontologia e pelas resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde.

Residência Multiprofissional em Saúde da Criança 

O objetivo desse programa é formar profissionais graduados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social em especialistas de saúde para trabalhar na atenção às demandas de saúde direta ou indiretamente vinculadas à saúde da criança através da formação complexa e progressiva dos residentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Programa Multiprofissional de Residência em Saúde Coletiva

O Programa tem como objetivo formar sanitaristas, graduados em diferentes profissões da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia ou Serviço Social), para compreender a organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nas ações de gestão do Sistema, atuando com maior ênfase no planejamento, nas redes de atenção à saúde e na educação em saúde, contribuindo para promover ações de saúde coletiva nas diferentes esferas do SUS nas regiões de saúde do sertão da Paraíba.

Programa Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia 

O objetivo desse programa é capacitar cirurgiões dentistas para o trabalho na atenção secundária em odontologia de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com enfoque na atuação em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), de modo a formar profissionais para atuação nas áreas de Diagnóstico Bucal e Cirurgia Oral Menor, Prótese Dental, Periodontia, Endodontia e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais; qualificar profissionais que possam atuar integrados na Rede de Saúde Bucal, com domínio do processo de trabalho, administração e gerenciamento de recursos humanos, insumos e sistemas de informação da odontologia na atenção secundária.

Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica 

O Programa tem como principal objetivo qualificar o atendimento ao público na área de Enfermagem Obstétrica no diagnóstico e tratamento planejado por meio da formação em serviço a partir de uma programação teórico-prática com módulos teóricos, discussões de casos e atendimentos conjuntos com as demais especialidades, numa perspectiva multiprofissional, interrelacionando as várias áreas de atendimento como pronto socorro, internação, tratamento, seguimento ambulatorial, considerando o paciente como um todo.