João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.11ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.7331
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.7471
Escola Técnica de Saúde da UFPB é a primeira do Nordeste a receber selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem
08/05/2021 / 13:16
Compartilhe:

A Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é a primeira do Nordeste a ser reconhecida com o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O selo é concedido a instituições de saúde e ensino por seus modelos inovadores em gestão de riscos, segurança e educação.

“A ETS/UFPB é a primeira do Nordeste a receber, portanto, somos referência no ensino profissional da região”, destacou a diretora da unidade, Profa. Maria Soraya.

Na última segunda-feira (3), a comissão do Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (PNQ/Cofen), sob coordenação da enfermeira Heloísa Helena da Silva, realizou visita à Escola Técnica de Saúde da UFPB. Após avaliação, foi constatado que a ETS/UFPB atende os critérios de excelência na formação técnica em enfermagem.

Segundo a comissão, a ETS possui estrutura complexa nos seus laboratórios de práticas, com ambientes propícios à realização de simulação realística em UTI, neonatologia, centro cirúrgico e enfermaria de semicríticos. Além disso, ela disponibiliza um almoxarifado completo de materiais, equipamentos e instrumentos destinados aos alunos para uso pleno nos laboratórios e em campo de estágios.

A comissão do Cofen destacou, ainda, a adequação de relevância de laboratórios destinados a práticas complementares do técnico de enfermagem, com atuação em áreas de impacto na comunidade onde está inserida, como correções de defeitos da face e o laboratório de testes para Covid-19.

“A conquista do Selo de Qualidade Cofen representa o reconhecimento da qualidade da formação profissional de nossa unidade, que conta com um corpo docente altamente capacitado e estrutura ampla e adequada de laboratórios para a simulação de práticas assistenciais, assim como oportunidade de estágios em instituições de saúde. A conquista do selo traduz uma trajetória de muita dedicação por parte de gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes que contribuíram e contribuem para a Escola Técnica de Saúde”, enfatizou a Profa. Nathalia Saraiva, vice-coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da ETS.

Semana de Enfermagem

O selo de qualidade será entregue durante a abertura da Semana de Enfermagem da ETS. O evento acontece entre os dias 12 e 20 de maio, pelo Google Meet e canal da ETS no YouTube. As inscrições acontecem por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

Durante o evento serão realizados minicursos, mesas redondas e palestras. Os interessados podem acompanhar toda a programação neste link. Estudantes e profissionais de saúde com interesse nas temáticas podem participar.

Também vão participar do evento o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren – PB).