João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 32.9ºC
Patos 37.54ºC
IBOVESPA 129855.13
Euro 6.1106
Dólar 5.59
Peso 0.0057
Yuan 0.7892
Escolhendo o melhor acompanhamento para cada receita
28/03/2023 / 14:45
Compartilhe:

Montar um prato que una sabores de maneira harmoniosa é algo fundamental para garantir uma boa refeição. Caso contrário, por melhor que seja a sua comida, haverá um certo desequilíbrio no paladar. 

Nesse sentido, os acompanhamentos fazem toda a diferença, já que funcionam como alimentos que serão servidos com o prato principal. Isso inclui desde uma batata pré-frita até um cuscuz marroquino. Para tanto, separamos algumas opções para você garantir a perfeita harmonização de sabores.

Lembrando que apesar de parecerem sinônimos, guarnição e acompanhamento divergem quanto à maneira como são servidos. Afinal, a guarnição vem no mesmo prato da receita principal e o acompanhamento é servido à parte, em pequenas porções.

Principais acompanhamentos para cada tipo de prato

Antepasto

De origem italiana, o antepasto é, literalmente, aquilo que é servido antes da pasta (que em português significa “massa”). Aqui no Brasil, essa iguaria é servida tanto como acompanhamento ao prato principal (como espaguete e penne) quanto como uma entrada, geralmente, junto de pães, como a baguete, e torradas.

Arroz branco

Uma das receitas mais clássicas e práticas para acompanhar uma enorme variedade de pratos, sem sombra de dúvidas, é o arroz branco. Ele vai bem com feijoada, peito de frango grelhado, churrasco, moqueca de peixe, salpicão, etc. As únicas exceções são as massas. 

Batata frita

Quem não gosta de uma boa batata frita como acompanhamento? No clássico brasileiro feijão com arroz e carne, no bife à milanesa, no estrogonofe, junto ao filé mignon ou filé de peixe e, é claro, com o bom e velho hambúrguer caseiro, ela é sempre muito bem-vinda!

Bruschetta

A bruschetta é outro prato italiano que pode ser servido como entrada ou acompanhamento de pratos como caldos, lasanha ou, para os vegetarianos, com berinjela à parmegiana. Trata-se de uma fatia grossa de pão assado e temperado com tomate, azeite, orégano e queijo (para quem não tem esse tipo de restrição).

Chips de banana

Além de saudável e supercrocante, o chips de banana pode ser usado como acompanhamento, substituindo a tradicional batatinha frita. Ele também pode ser usado como um petisco ou mesmo lanche (snack).

Cuscuz marroquino

Ao contrário do cuscuz tradicional brasileiro que leva flocos de milho, o cuscuz marroquino tem como base a semolina. Ele pode acompanhar, por exemplo, pratos como sobrecoxa de frango com molho agridoce, salmão grelhado, ensopado de carne, bife de filé mignon e até curry de abóbora.

Farofa

Não poderíamos deixar de falar da clássica farofa, já que ela aparece como acompanhamento em diversos tipos de pratos. Ela pode ser feita só com manteiga, levar bacon defumado, torresmo e até banana. Então, não deixe de preparar aquela farofinha na hora de servir seu churrasco, feijoada ou até carne de panela.

Palitos de legumes

Entre as opções mais saudáveis, temos os palitos de legumes (como cenoura, batata-inglesa, mandioquinha, pepino, pimentão, etc.) que tanto podem ser servidos crus quanto assados e empanados. Eles caem muito bem se servidos com caldos, ensopados e cremes.

Purê de batata

O purê de batata-inglesa é outro acompanhamento tradicional na mesa da maioria dos brasileiros, por conta do sabor e da facilidade no seu preparo. Carne ao molho madeira, almôndega ao molho de tomate, posta de salmão grelhado, costelinha de porco e até estrogonofe de carne são opções que combinam com o purê de batata.

Salada caprese

Entre as receitas italianas, a salada caprese merece o seu lugar de destaque, já que traz uma combinação única feita com mussarela de búfala, tomate, azeite e manjericão. Serve de acompanhamento para carnes vermelhas, frutos do mar, peixes e aves.

Salada Caesar

Caesar salad ou salada à/de César é um acompanhamento leve, mas muito saboroso, já que leva alface-americana, lascas de parmesão e um molho feito de maionese, vinagre branco, limão e mostarda. Vai bem com frango grelhado e peixes, como a tilápia e o salmão.