João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.03ºC
IBOVESPA 121055.69
Euro 5.7621
Dólar 5.3645
Peso 0.006
Yuan 0.7402
Escolhido o ministro da Educação do novo governo Lula
20/12/2022 / 11:56
Compartilhe:

Ex-governador do Ceará e recém-eleito senador, Camilo Santana (PT) comandará o Ministério da Educação no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio oficial deve sair ainda esta semana.

A definição foi acertada em reunião na noite desta segunda-feira (19.12), em Brasília, que contou com a presença de Lula, do vice Geraldo Alckmin, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas e a atual governadora Izolda Cela.

Até os últimos dias, havia uma indefinição entre o nome de Santana e de Izolda Cela, que deve assumir a Secretaria Nacional de Educação Básica. Segundo o jornal O Estadão, o nome de Izolda, que era do PDT e deixou o partido este ano, não agradou uma ala do PT, que passou a questionar sua ligação com fundações privadas que apoiam a educação. Segundos fontes, Lula queria Camilo no ministério e o cearense preferia o Desenvolvimento Regional. Mas não havia espaço para dois do Ceará.

Camilo Santana é formado em engenharia agrônoma pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e, na política, atuou primeiro como Secretário do Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará durante o governo de Cid Gomes. Em 2014, elegeu-se governador, cargo que ocupou até 2022, em dois mandatos consecutivos. Em abril deste ano, abriu mão do governo do Ceará para concorrer ao Senado, deixando em seu lugar a vice Izolda.