“Um gesto de reação da arte para o Brasil”. Essa foi a definição de Miguel dos Santos, gênio pernambucano, sobre a inauguração do Espaço Arte Brasil, na última quinta-feira (15), no Shopping Liv Mall, em João Pessoa. De fato, o novo espaço – uma loja que conta com peças da arte brasileira para diversos gostos e bolsos – surpreendeu na abertura das portas e reuniu arquitetos, jornalistas, empresários e parceiros. A iniciativa pioneira e inovadora do jornalista e comunicador digital Fábio Bernardo, do empresário Rodrigo Vilar e da concierge e consultora Gabriela Nicodemos, conta com grandes nomes em sua vitrine, paredes, mesas e estante, como Flávio Tavares, Clóvis Júnior, Fred Svendsen, Raul Córdula e Chico Ferreira, além de Sérgio Matos, entre outras importantes referências da cultura brasileira em se tratando de arte.
A inauguração da Espaço Arte Brasil contou com as presenças de muitos artistas, inclusive. Em clima festivo, a arte e a vida foram celebradas em meio a um local encantador e um sentimento marcante de satisfação e contemplação. “Estou muito feliz porque acredito que conseguimos provocar o gosto das pessoas pela arte, reunindo um grande número de convidados que, de fato, se encantaram e se interessaram pelo que temos aqui. Para mim, as pessoas que aqui estão viveram conosco este momento de renascimento para as artes no pós pandemia”, comentou Fábio Bernardo.
Um reencontro com um amor antigo foi o que representou a abertura da loja para Rodrigo Vilar. “A arte sempre teve um papel muito grande na minha vida. Eu amava desenhar e infelizmente tive que parar após a morte precoce do meu pai, devido a necessidade de trabalhar e gerenciar. Mas ainda assim, a pintura atuou como terapia para mim e minha mãe. E poder hoje unir os negócios e a arte é algo muito especial”, emocionou-se.
Promover a aproximação entre público, obra e artista é o que deseja Gabriela Nicodemos. Além da venda das peças, o espaço irá realizar também encontros com os profissionais por meio de oficinas e exposições cíclicas, onde mensalmente os passantes do Liv Mall poderão contemplar uma galeria montada no hall do empreendimento. Atualmente o artista em destaque é o pernambucano Abelardo da Hora, um dos maiores escultores brasileiros do século 20. “Nossa intenção é trazer acesso à arte para o público, para aqueles que passam, para os arquitetos, para que cada um possa levar um pouco de arte para casa. E estamos muito felizes pelo sucesso que tem sido, pela adesão das pessoas e dos artistas, que são fundamentais”, disse.
Sentimento dos artistas – Para Clovis Junior, artista paraibano premiado internacionalmente, ter um espaço aberto para expor as peças é algo que muitos profissionais careciam e, agora, se alegram em poder encontrar. “Muitos talentos não têm onde vender e a loja veio suprir e valorizar essa carência! Parabéns pela iniciativa!”, comemorou Clóvis. Segundo Jonas Nogueira, escultor paraibano, a Espaço Arte Brasil representa portas que se abrem para artistas locais e que convidam o público a seguir esta iniciativa. “É uma inovação que faltava na cidade, a valorização de artistas da terra, para além de grandes nomes nacionais. É uma oportunidade”, afirmou.
Renascimento e acesso à arte – A expressão artística que grita e dialoga com as pessoas, os sentimentos e com tudo o que acontece no mundo. Para Miguel dos Santos, separar o sentimento da arte é algo impensável, pois ela é vida, é mistério e sensações e levar isto ao público é algo único. “Para mim este momento é muito mais que uma inauguração de loja. É um grito de positividade de quem acredita na força da arte e de pessoas boas e dignas para recuperar qualquer coisa, seja o mundo ou o país. A arte é salvação, porque ela não se curva. É com o mistério que se cria, com fé.”, expressou.
Uma iniciativa disruptiva, aberta e convidativa é como classifica Fred Svendsen, artista paraibano, com telas e esculturas em madeira expostas na Espaço Arte Brasil. “A loja tem uma filosofia diferente, não de uma galeria, mas de acesso e esta é a parte mais interessante. Aqui é possível encontrar uma grande diversidade em trabalhos grandes e pequenos em tamanho e valores, o que possibilita a compra para todos”, explicou.
Presença especial – Quem também esteve presente na tarde de inauguração foi Sérgio Matos, designer de mobiliário mato-grossense e paraibano de coração. Para ele, contemplar suas peças ao lado de outras com estilos variados é um desfile de bom gosto e incentivo a cultura e identidade, é uma união de forças e oportunidade a novos e experientes profissionais. “Uma loja de arte em um shopping é algo novo e especial por valorizar o artista local, desde os grandes que levam a Paraíba e o Nordeste como identidade aos que estão começando agora e são muito talentosos e diferentes tipologias, como mobiliário, luminárias, esculturas e pinturas. Esta curadoria inclusiva é algo muito bacana de se ver”, disse.
O Espaço Arte Brasil já está aberto ao público no Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.