João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.13ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.8516
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.7489
Especialistas alertam para cuidados com corpo durante onda de calor
21/11/2023 / 12:37
Compartilhe:

O alerta amarelo emitido na última semana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo seco e sem chuvas na Paraíba, com aumento de cerca de 5°C na temperatura média. Além da onda de calor, a mudança climática pode afetar a saúde e requer cuidados especiais. Nesse sentido, a diretora médica da Hapvida NotreDame Intermédica, Franciane Gonçalves, alerta para sintomas comuns nesse cenário extremo.

De acordo com a especialista, alguns dos principais problemas que o calor traz para o corpo humano são a exaustão e o ‘heat stroke’, também conhecido como insolação. O paciente que sofre de exaustão pelo calor perde muita água e sais em virtude do suor excessivo. Isso é causado pelo impacto da forte exposição ao sol em dias muito quentes. “Os principais sintomas que a pessoa pode apresentar nessa situação são fraqueza, tontura, mãos e pés frios, câimbras, palidez, náuseas ou vômitos”, afirma.

Para amenizar o desconforto, a médica indica um banho de água fria ou a aplicação de compressas de água gelada na testa, além da hidratação constante e do repouso em lugares ventilados.

A gerente de nutrição da Hapvida NotreDame Intermédica, Karlla Giacomassi, relembra a importância de se manter hidratado nestes dias mais quentes. Além da ingestão recorrente de água, ela sugere consumir frutas e vegetais ricos em líquidos para manter o equilíbrio hídrico do corpo.

A nutricionista ressalta, sobretudo, que pessoas expostas ao sol precisam de dois a três copos de água, por hora, em média. O consumo de álcool ou cafeína em excesso também devem ser evitados, pois são bebidas diuréticas que podem piorar a desidratação.

Atividade física – Mesmo com as altas temperaturas, é recomendado manter o corpo em movimento. Segundo a cardiologista Flávia Rocha, atividades ao ar livre, como a realização de caminhadas e a prática de esportes, devem acontecer nas primeiras horas da manhã ou da noite, para evitar as altas temperaturas ao longo do dia. A especialista ressalta que o calor extremo também pode levar a um risco maior de problemas, como infarto ou AVC.

Cuidados com a pele – Já de acordo com a dermatologista Bruna Telles, é de extrema importância usar o protetor solar diariamente, principalmente no rosto e nas partes descobertas do corpo, como mãos e braços. Em casa, após o banho, é recomendado o uso de hidratantes e óleos para evitar o ressecamento da pele.