A Reforma Tributária, aprovada em 2023 e regulamentada em 2025, inaugura a maior mudança no sistema fiscal brasileiro em décadas. Para discutir seus efeitos sobre o setor produtivo e a sociedade, a Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON), a Academia Paraibana de Direito (APD) e a Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP) realizam o Fórum de Debates sobre os Impactos da Reforma Tributária nas Empresas, no dia 27 de agosto, às 19h, no auditório do Sinduscon-PB, em João Pessoa. O evento é gratuito.
O principal palestrante será o Dr. Joubert da Silva Jerônimo Leite, doutor (Ph.D.) em Administração Empresarial nos Estados Unidos e mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP (SP). Contador e auditor independente com atuação nacional, Joubert ressalta que o setor produtivo precisa se organizar desde já: “As empresas precisam se preparar para o período de testes que inicia em 1º de janeiro de 2026, com planejamento contábil, tributário e financeiro abrangendo todas as operações de negócio”.
A programação conta ainda com a participação de Joseane Targino, contadora e especialista em direito tributário e inteligência fiscal; Francisco Leite Duarte, auditor fiscal e professor; e Saulo Medeiros, advogado tributarista, professor e escritor. Cada um abordará, sob diferentes perspectivas, os desafios e oportunidades que a reforma trará ao país e, em particular, à Paraíba.
Para Joseane, a simplificação do sistema é o eixo central da mudança, mas acompanhada de um período de adaptação. “Hoje, as empresas convivem com uma complexidade enorme de tributos. A reforma tende a reduzir burocracia e aumentar a segurança jurídica, mas exigirá ajustes em sistemas e capacitação de equipes”.
O auditor fiscal Francisco Duarte ressalta os efeitos sobre o pacto federativo e a economia regional: “A Paraíba é um estado pobre, mas com potencialidades que podem ser transformadas em geração de renda e riqueza. A reforma exige atenção redobrada a setores estratégicos da economia local”.
Já o advogado Saulo Medeiros projeta riscos e alternativas para manter a competitividade: “Com a substituição do ICMS pelo IBS, indústrias podem deixar de se instalar na Paraíba. Será fundamental investir em infraestrutura, qualificação da mão de obra e valorização de diferenciais locais, como turismo e cultura”.
A iniciativa conta com o apoio cultural das Academias dos Imortais do Estado da Paraíba: Academia Paraibana de Letras Jurídicas, Academias das Ciências Econômicas, Academia de Ciências da Administração, Academia Sapeense de Letras, Cultura e Arte e a Academia Paraibana de Poesias, além do respaldo institucional do Farol Paraíba, SINDUSCON-JP, Fórum Celso Furtado, Sincontábil, SESCON-PB, CRC-PB, CORECON-PB e Aspecont.
Fórum de Debates sobre os Impactos da Reforma Tributária nas Empresas
Data: 27 de agosto de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório do Sinduscon-PB, João Pessoa
Entrada gratuita