A primeira previsão climática para os primeiros meses de 2023 no semiárido paraibano foi divulgada e renova a esperança em agricultores e criadores esperançosos. Conforme o relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê chuvas ocorrendo de normais a acima da média histórica para as regiões do Alto Sertão, Sertão e parte do Cariri/Curimataú, entre os meses de janeiro e março de 2023.
As análises climáticas indicam que os maiores totais pluviométricos deverão se concentra nas regiões do Alto Sertão e Sertão.
“Climatologicamente, os meses de fevereiro e março já fazem parte do início do período mais chuvoso dessas regiões. Janeiro, apesar de enquadrar-se como mês de pré-estação, pode responder, em anos normais, a índices pluviométricos representativos sobre as regiões do Alto Sertão e Sertão.”, cita o documento.
Nas análises, os meteorologistas detectaram que o padrão oceânico e atmosférico global observado em novembro, indica a presença do fenômeno La Niña na região equatorial do oceano Pacífico.
As demais regiões do Estado (Litoral, Brejo e Agreste) permanecem fora do seu período mais chuvoso, o qual concentra-se entre os meses de abril e julho. Mesmo assim, devem ser registrados índices pluviométricos dentro da normalidade.
Esse prognóstico foi elaborado depois do encontro anual, por vídeo conferência, com a participação de todos os centros de meteorologia da região Nordeste do Brasil, como também da Rede Nacional de Meteorologia/INMET, coordenado pela a Aesa.