João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.85ºC
IBOVESPA 119936.02
Euro 5.8351
Dólar 5.4017
Peso 0.006
Yuan 0.7461
ESPERANÇA: Relatório prevê primeiro trimestre chuvoso no semiárido da PB
28/12/2022 / 13:20
Compartilhe:

A primeira previsão climática para os primeiros meses de 2023 no semiárido paraibano foi divulgada e renova a esperança em agricultores e criadores esperançosos. Conforme o relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê chuvas ocorrendo de normais a acima da média histórica para as regiões do Alto Sertão, Sertão e parte do Cariri/Curimataú, entre os meses de janeiro e março de 2023.

As análises climáticas indicam que os maiores totais pluviométricos deverão se concentra nas regiões do Alto Sertão e Sertão.

“Climatologicamente, os meses de fevereiro e março já fazem parte do início do período mais chuvoso dessas regiões. Janeiro, apesar de enquadrar-se como mês de pré-estação, pode responder, em anos normais, a índices pluviométricos representativos sobre as regiões do Alto Sertão e Sertão.”, cita o documento.

Nas análises, os meteorologistas detectaram que o padrão oceânico e atmosférico global observado em novembro, indica a presença do fenômeno La Niña na região equatorial do oceano Pacífico.

As demais regiões do Estado (Litoral, Brejo e Agreste) permanecem fora do seu período mais chuvoso, o qual concentra-se entre os meses de abril e julho. Mesmo assim, devem ser registrados índices pluviométricos dentro da normalidade.

Encontro

Esse prognóstico foi elaborado depois do encontro anual, por vídeo conferência, com a participação de todos os centros de meteorologia da região Nordeste do Brasil, como também da Rede Nacional de Meteorologia/INMET, coordenado pela a Aesa.