O governador João Azevêdo (PSB) inaugurou, nesta terça-feira (21), a Casa de Acolhida LGBTQIA+ da Paraíba – Cris Nagô, que funciona na Rua Evaldo Wanderley, no bairro Tambauzinho, em João Pessoa.
O espaço criado para atender à população em situação de rua, abandono familiar e em situação de violência é o primeiro implantado no estado como serviço essencial e de alta complexidade, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.
“A Casa é a primeira do país custeada com recursos públicos, dentro da nossa política pública inclusiva, que tem a capacidade de olhar para todos os segmentos a partir de ações intersetoriais do governo”, afirmou o governador.
A Casa de Acolhida tem capacidade de atender provisoriamente até 25 pessoas durante um período de até 120 dias. Os casos serão encaminhados após atendimento nos Centros de Referências dos Direitos de LGBTQIAP+ e Enfrentamento à LGBTQAIP+fobia de João Pessoa e Campina Grande.
O espaço, que funciona 24h, contará com profissionais de enfermagem, psicologia, serviço social, pedagogia, assessoria jurídica e educação social. O atendimento das demandas das pessoas LGBTQIAP+ é interdisciplinar e integral e inclui o trabalho articulado de diversos equipamentos estaduais, de acordo com a necessidade de cada pessoa.