João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 31.9ºC
Patos 35.72ºC
IBOVESPA 127486.45
Euro 6.1195
Dólar 5.7778
Peso 0.0058
Yuan 0.7989
Estratégia de fidelização de clientes: como fazer?
24/08/2022 / 21:03
Compartilhe:

Atualmente, a estratégia de fidelização de clientes é essencial para o crescimento e manutenção de qualquer empresa, pois clientes fiéis certamente permanecerão com o seu serviço/produto e voltarão a fazer negócio com você. 

E é sobre isso que falaremos neste post. Continue lendo e entenda mais sobre este assunto.

Mas o que é, exatamente, a estratégia de fidelização de clientes?

Fidelizar um cliente significa manter um bom relacionamento entre consumidor e empresa/produto, de tal maneira que o consumidor sinta que a marca e o produto/serviço já fazem parte e, mais ainda, são essenciais para o seu dia-a-dia e para a sua própria vida. 

Construir relações mais fortes com o seu público é essencial, não só para manter o seu negócio como também para planejar o seu crescimento.

Mas para que esta fidelização seja efetiva, é necessário criar uma estratégia de fidelização de clientes, a fim de trazer uma solução baseada em estudos e previsibilidade.

Portanto, a estratégia de fidelização de clientes nada mais é do que o planejamento realizado com base em análise de dados para atrair clientes e mantê-los fiéis a sua empresa.    

Para a fidelização de clientes ser efetiva, é preciso considerar diversos fatores que veremos mais à frente. 

No entanto, antes de pensar em fidelizar os clientes, é necessário pensar em como atrair mais clientes para a sua empresa, e existem algumas técnicas para que isso ocorra.

Como atrair clientes para sua empresa?

Conseguir mais clientes depende de estratégias bem definidas e de uma equipe dedicada e bem informada sobre o seu produto, o seu público alvo e as suas metas de crescimento empresarial.

Abaixo estão algumas estratégias de fidelização de clientes, a fim de conseguir mais clientes para sua empresa.

Tráfego pago

Como já introduzimos acima, a fidelização de clientes é essencial para o seu negócio, e para sua empresa crescer, é de extrema importância que você conheça não só o seu produto como também o seu cliente e como impactá-lo. 

Uma forma muito efetiva para captar clientes, é utilizar o tráfego pago, pois, com ele, também podemos ter retornos importantes sobre o que procuram. Como procuram e onde se encontram esses potenciais clientes.

O tráfego pago nada mais é do que o investimento em anúncios online em plataformas especializadas, como o Google Ads, Instagram Ads entre outros, para divulgar seus produtos, serviços e sua marca. 

Uma boa estratégia é buscar por uma agência especializada em tráfego pago. Dessa forma, será possível obter melhores resultados a partir de táticas de anúncios estratégicos de acordo com seu plano de marketing digital. 

Descontos e cashback como estratégia de fidelização de clientes!

Clientes satisfeitos e felizes com seus preços e vantagens têm maior probabilidade de voltar a fazer negócios com você. 

As promoções periódicas, em datas especiais, são uma ótima maneira de atrair aquele cliente de volta. Ainda assim, por ser algo esporádico, talvez não mantenha o fluxo de pessoas acessando o seu produto/serviço em alta o ano inteiro. 

Pensando nisso, oferecer cashback em compras ou vantagens exclusivas para quem sempre retorna a fazer negócio com a sua empresa, pode manter o interesse em consumir seu produto/serviço durante todo o ano, e não apenas em datas comemorativas.

Tenha um diferencial de mercado!

Ao oferecer um produto ou um serviço, é muito provável que não seja o único no mercado, e isso não é necessariamente um problema. 

O que tornará sua empresa mais relevante entre todos os seus concorrentes serão o diferencial e a autenticidade com a oferecer aos clientes, tornando seu produto/serviço a principal escolha entre todos os outros.

Se você focar em preço e promoção o tempo todo estará entrando em uma zona perigosa, pois o seu diferencial de mercado será preço, e cada vez mais terá que apertar suas margens.

Então, trabalhe valor (o que agrega) do seu produto/serviço e não somente preço.

Como ter diferencial de mercado?

Uma forma para encontrar e definir o diferencial da sua empresa ou do seu produto/serviço é através da pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa a respeito das novas tendências e novos produtos ou formas  mais eficientes de oferecer seu serviço, dentro do seu ramo de atuação, é muito importante para que sua empresa se mantenha competitiva e atualizada no mercado.

Além disso, é de extrema importância saber quais as “dores” do seu cliente e quais problemas o seu serviço/produto resolve. Além de ter plena clareza do que seus potenciais clientes procuram/desejam, é essencial na construção e consolidação de sua estratégia.

Sendo assim, tenha o máximo de informação possível sobre o seu cliente, e aprofunde seu conhecimento cada vez mais. Pois isso ajudará e muito com a sua estratégia de atração e fidelização de clientes. 

Gostou deste artigo sobre estratégia de fidelização de clientes?
Então compartilhe agora mesmo!