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Estratégias para geração de leads para agências de marketing!
20/08/2022 / 15:48
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O marketing digital evoluiu muito desde que foi inventado, essa evolução mudou a forma como as empresas abordam seus clientes, tornando esse processo mais complexo e, ao mesmo tempo, mais eficiente. Isso faz com que os clientes passem pela fase de leads.

A palavra lead é um termo em inglês utilizado para designar um usuário das plataformas digitais que já tiveram algum contato com a empresa e deixou um meio de contato para futuras abordagens.

A partir desse processo, as empresas não precisam chegar até seus clientes com um discurso de vendas direto, pois o processo de criação e nutrição de leads permite que as empresas eduquem, conectem e aos poucos gere desejo sobre o seu produto.

Os leads são os consumidores a partir do momento que eles iniciam a jornada de compra, podendo ou não chegar até a conversão da venda. Durante esse caminho a empresa se comunica com esse cliente, colhe informações e oferece diferentes propostas de valor.

Existem muitas formas de gerar leads para empresas de todos os nichos e portes dentro das ferramentas de marketing digital, isso vale tanto para empresas de contato direto com o público, B2C, quanto empresas que negociam para outras empresas, chamadas B2B.

Em geral, a base de uma estratégia de geração de leads oferece uma proposta de valor de entrada, ou seja, uma amostra ou material relevante e, a partir disso, atrair o público que se tornará consumidor no futuro.

Ao invés de disputar todos os potenciais clientes presentes na internet, uma empresa como um centro de usinagem high speed pode desenvolver uma estratégia de criação de leads e focar nos clientes que tiveram esse primeiro contato com a marca para vender.

Sendo assim, além de ser uma estratégia de marketing digital, também é uma ferramenta de inteligência de mercado, dinamizando diversos processos e fazendo com que a empresa garanta mais resultados em vendas e em crescimento de marca.

O que é gerar leads em marketing?

Por muito tempo, o marketing de empreendimentos como casa de repouso para idoso se restringe a espaços como telemarketing, anúncios na televisão e rádio, jornais e revistas ou o popular boca a boca, sempre com o foco de atrair mais clientes em potencial.

Mesmo que esses modelos de campanha de marketing tenham sido extremamente úteis por vários anos, e até hoje tenham sua presença em algumas estratégias, essas ferramentas têm se tornado cada vez menos eficientes.

Em contrapartida, uma empresa de baias para lan house pode observar estratégias como o marketing de conteúdo como uma possibilidade que já gera resultados a um tempo e tende a cada vez mais dominar o mercado de marketing.

Nesse sistema, o consumidor é impactado por uma amostra do trabalho da empresa e, a partir dessa oferta, ele passa a buscar a empresa para tomar uma ação, seja uma compra ou uma próxima etapa na jornada de vendas.

O valor dessa estratégia está na capacidade que o marketing digital e o marketing de conteúdo tem de captar pessoas e dados com base nas pesquisas e dúvidas que todos os usuários realizam nas ferramentas de internet, seja com sites, hotsites e landing pages.

A partir do momento que um usuário entra em contato com a empresa e realiza um cadastro no site de embalagem papel kraft personalizado para receber um catálogo, ele se torna um lead, podendo ser abordado com uma comunicação mais específica.

Depois disso, os leads passam por um processo de marketing chamado funil de vendas. Nele, os clientes que já demonstraram interesse nos produtos serão qualificados, filtrados e validados com comunicações focadas até terminar a persuasão dos seus clientes.

Importância de gerar leads para uma agência

Hoje, a ideia de desenvolvimento de uma estratégia de geração e nutrição de leads é essencial para qualquer empresa que deseja investir em marketing digital. Os mecanismos que utilizam essa técnica são o de inbound marketing e de marketing de conteúdo.

Essas estratégias visam atrair consumidores por meio de conteúdos ricos. Entre eles, estão e-books, amostras, guias, templates, vídeos, posts em redes sociais e mais. Esses são obtidos por inscrições online ou presenciais em eventos com totem papelão tamanho real.

Esse tipo de marketing digital propõe uma troca entre as empresas e seus consumidores. Ao oferecer sua proposta de valor, essa marca pede o contato do usuário interessado e a partir dele enviar outras mensagens dos novos produtos ou do serviço principal.

Com esse contato aproximado, a empresa pode colher mais informações sobre quem é esse consumidor, quais são as demandas dele e quais as melhores táticas para atrair a atenção gerando desejo e demanda para a compra de seus serviços ou produtos.

Com esse mecanismo, o inbound marketing e a geração de leads qualificados têm gerado muito valor em oportunidades para abordar clientes em potencial.

E, a partir daí, conduzir a jornada de compra desse consumidor para que eles tenham uma experiência melhor com confiança.

Nesse processo, o lead tem diferentes estágios de contato com a empresa e cada etapa demanda o potencial de persuasão para que ele avance. Essas fases podem não gerar vendas diretas, mas geram dados que podem ser ainda mais valiosos.

Mesmo os usuários que não finalizam as compras podem utilizar essas ferramentas e esses dados coletados para refinar e remodelar tanto sua proposta de valor como as etapas internas do funil de vendas, aumentando sua eficiência durante esse processo.

Dentro dessa estratégia, graças às informações geradas pelo inbound marketing, estratégias de retargeting, que mira clientes que foram evadidos do funil de vendas e remarketing que visa compradores recorrentes da marca.

As melhores estratégias para gerar leads 

Uma empresa especializada em bolsa de tecido personalizada que decide investir em marketing digital, inbound marketing ou qualquer estratégia que envolva geração de leads, pode utilizar diferentes propostas de valor para atrair público, entre eles:

  • Guias básicos e e-books;
  • Orçamentos e catálogos;
  • Transmissões ao vivo e aulas abertas;
  • Amostras e testes temporários.

Todas essas ferramentas de atração compõem uma estratégia de geração de lead que deve pensar no conteúdo e no meio de divulgação a partir de quem é o seu público-alvo, em qual plataforma ele está presente e qual proposta de valor atende melhor a sua demanda.

Essas táticas, quando bem aplicadas, realizam a principal função do marketing digital para uma empresa de armário suspenso escritório. Essa função se trata de gerar nova demanda para os produtos e serviços da empresa.

Ao mesmo tempo, o marketing de conteúdo gera efeitos no setor de vendas, uma vez que o contato do consumidor com a marca foi mais completo e satisfatório, o discurso de vendas chega no momento certo e realiza a conversão com mais facilidade.

As marcas que não garantem resultados com essa plataforma tendem a errar em diferentes etapas desse processo, seja na criação de um formulário de contato da página ou da qualidade do material oferecido ou até a comunicação com o lead dentro do funil de vendas.

Em linhas gerais, para que uma estratégia de geração de leads tenha resultados, é preciso acertar em três pontos fundamentais: a atração de público, a nutrição dessa base com informações e a proposta de compra no momento certo.

Considerações finais

Para saber a importância da criação de leads para uma empresa de lavagem de colchão a seco, é importante compreender o marketing como uma ferramenta para empresa que vai um pouco além das vendas, partindo para a criação de consciência de marca.

Por mais que o aumento de vendas seja um dos resultados do investimento em marketing, o principal foco dessa estratégia é gerar desejo e demanda não apenas para os produtos e serviços da empresa, mas também sobre a marca e os valores que ela carrega.

A partir desse conhecimento, é possível entender que as ferramentas do marketing digital não precisam ser medidos apenas pelas pessoas que finalizaram uma compra, mas sim para aumentar o alcance da marca, atingindo mais pessoas interessadas no seu nicho.

Esse público que foi impactado pela marca, mas não consumiu, ainda é conhecido como um lead, seja ele um comprador ou não, pois ele pode ser alcançado com mais facilidade pela marca uma vez que já demonstrou interesse no seu produto ou serviço anteriormente.

Dentro das estratégias de marketing digital, as empresas dão ainda mais valor para os leads, uma vez que se tem mais informações sobre esse público e as oportunidades de alcançar essa pessoa com uma abordagem mais eficiente de vendas é muito maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.