João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 29.09ºC
IBOVESPA 125946.09
Euro 5.4435
Dólar 5.1177
Peso 0.0059
Yuan 0.7071
Estudante de Agroecologia da UFPB participa de mesa-redonda com ganhador de prêmio Nobel
07/04/2021 / 13:50
Compartilhe:

Com o objetivo de discutir a relevância do conhecimento científico para a sociedade, será realizado, nesta quinta-feira (8), o encontro “O Valor da Ciência – Diálogo Nobel no Brasil”. Online e gratuito, o evento terá a participação do estudante de Agroecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rodrigo Della Libera, em uma mesa-redonda com o ganhador do prêmio Nobel de Física (2012), Serge Haroche, e outros estudantes do ensino superior no Brasil.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada na página do evento. Realizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Nobel Prize Outreach, o encontro virtual ocorrerá das 10h às 13h (horário de Brasília) e será transmitido pelo canal do Prêmio Nobel no YouTube, com tradução simultânea em português.

A primeira parte do evento consistirá em uma conversa entre os laureados com o prêmio Nobel May-Britt Moser (Medicina, em 2014) e Serge Haroche (Física, em 2012), mediada pelo diretor científico da Nobel Prize Outreach, Adam Smith. O diálogo terá ainda a participação do presidente da ABC, Luiz Davidovich, e da copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências, Helena Nader.

Num segundo momento, o encontro terá duas mesas-redondas para discutir “O Valor da Ciência”: uma com Serge Haroche e 20 estudantes do ensino superior no Brasil, incluindo o representante da UFPB, e outra com o premiado May-Britt Moser e outro grupo de 20 estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros.

Foram mais de 170 alunos de 90 instituições de ensino superior de todo o Brasil inscritos para participar das duas mesas-redondas, para as quais 40 deles foram selecionados.

Indicado para representar a UFPB em virtude de seu desempenho acadêmico, da participação como bolsista em projeto de iniciação científica e da fluência na língua inglesa, o carioca Rodrigo Della é estudante do segundo semestre de Agroecologia, no campus Bananeiras.

Para ele, é um privilégio ter a oportunidade de representar a UFPB no encontro. “É bom poder falar pela Agroecologia, colocando o assunto em pauta no Nobel, e falar por todos os estudantes da Paraíba, para que a gente possa colaborar para que a ciência seja mais próxima das pessoas. Acho que houve um distanciamento que abriu margem para muitos questionamentos contra a ciência e isso é muito preocupante”, declarou o aluno.