João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.84ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.8516
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.7489
Estudantes da Rede Municipal já podem renovar suas matrículas para 2024
22/11/2023 / 14:35
Compartilhe:

Segundo informações da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), as escolas da Rede Municipal de Ensino já estão com o período de renovação de matrículas aberto. Os alunos veteranos tem a opção de renovar suas matrículas até o dia 30 de novembro. A renovação deve ser realizada com as fichas entregues pelas unidades escolares ou com a ficha emitida pela direção da escola por meio da plataforma do ‘EducaSim’.

O Pai, mãe ou responsável deverá, obrigatoriamente, comparecer à unidade educacional para atualizar os dados como endereço, contato telefônico, CPF ou RG, cartão do SUS e no caso da criança da Educação Infantil o cartão de vacina, além de assinar a ficha individual do aluno. Somente assim será consolidada a renovação da matrícula para o ano letivo de 2024. A informação de declaração de raça é obrigatória no cadastro do EducaSim.

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o estudante maior de 18 anos deverá ser o responsável pela atualização dos dados cadastrais e pela assinatura da ficha de matrícula, exceto o estudante público-alvo da Educação Especial que necessitará da assinatura do responsável legal.

Mudança de etapas – Crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que precisarão mudar de unidade, seja para o pré-escolar ou 1º ano do Ensino Fundamental I no ano de 2024, a gestora deverá mapear as unidades educacionais de interesse dos pais, mães ou responsáveis e encaminhar a listagem das crianças às novas unidades, via 1Doc. O mesmo vale para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I que irão passar para o 6º ano do Ensino Fundamental II.

O procedimento será necessário para a organização e garantia de vaga para estudantes da própria rede. Os pais ou responsáveis devem ser informados quanto ao período de transferência e consolidação da matrícula na nova escola ou no CMEI.

As unidades devem receber as crianças com transferência interna da própria rede e proceder a consolidação da matrícula no período de 02 até 05 de janeiro de 2024.

Busca Ativa – Do dia 01 a 07 de dezembro a equipe de especialistas das unidades educacionais deverão fazer contato com as famílias que não renovaram a matrícula do filho no período estabelecido com o objetivo de trazer a família para renovação até o dia 07 de dezembro, impreterivelmente.

Caso não haja o comparecimento até esta data a vaga será liberada e o aluno será considerado novato, portanto, só poderá efetuar a matrícula em janeiro de 2024, como aluno novato.

Aplicativo – O ‘EducaSim de Gestão Escolar’ é uma plataforma que gere todos os serviços de forma digital das escolas como controle acadêmico diário, recursos humanos, matrículas, entre outros módulos.