Estudantes do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) mobilizaram um protesto na tarde da sexta-feira (4), em frente ao campus no bairro de Água Fria, em João Pessoa. A mobilização denuncia a cobrança, por parte da instituição, do desconto concedido nas mensalidades durante a pandemia de covid-19.
Segundo os alunos, a direção do Unipê decidiu cobrar o retroativo de 25% dos valores descontados. Uma conta chegou a ser criada no Instagram para mobilizar alunos e pais, que também aderiram ao protesto.
“Contra o retroativo” e “desconto cobrado é empréstimo”, diziam alguns dos cartazes erguidos na manifestação.
“Cobrança absurda e imoral, pois esse desconto de 25% foi nos concedido por Justiça, de maneira legal e democrática. Não vamos aceitar”, afirmou o estudante de marketing, Lucas Caçula, líder da manifestação. Segundo o jovem, caso a instituição não ouça o pleito dos estudantes, “mesmo com universidades como Uniesp perdoando a dívida, dizendo que não vai cobrar, caso a Unipê não queira nos ouvir, haverá um desmatriculamento em massa”.
O portal Paraíba Já teve acesso a um comunicado enviado aos estudantes pela direção da faculdade particular. “Dessa forma, conforme comunicado enviado anteriormente aos alunos, o qual dizia ser essa uma decisão temporária, o Unipê informa que recuperou o seu pleno direito de cobrar o valor integral das mensalidades, assim como o retroativo da diferença devida relativo ao período de vigência dessa liminar, honrando assim seu contrato original de prestação de serviços educacionais, firmado entre o (a) aluno (a) e a instituição no ato de sua matrícula. Como forma de auxiliar no cumprimento do acordo firmado contratualmente, o pagamento da diferença entre o valor pago e o constante no contrato, sem juros ou correção monetária, pode ser realizado a partir de 20/04/2022 em até 12 (doze) parcelas fixas. Esse valor poderá ser visualizado em sua área do Aluno a partir de 14/01/2022, em Financeiro. Atenciosamente, Central de Atendimento Financeiro”, diz trecho trecho do comunicado.