O estudante do curso de Jornalismo (CCTA/UFPB), Caio Bontempo, e o estudante do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ/CCTA/UFPB), Luiz Filho, lançaram o documentário ‘Niaras’, durante a 1ª Mostra Cultural das Niaras, evento realizado pelo povo Tabajara na aldeia Vitória, no município do Conde (PB).
A produção audiovisual contou com a participação de outros estudantes de Jornalismo do CCTA e com os apoios do projeto de Extensão Espaço Experimental e do Laboratório Audiovisual de Produção (LAP), ambos também pertencentes ao respectivo Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba.
‘Niaras’ significa “mulheres em busca de grande objetivo”, e o documentário fala da trajetória das guerreiras indígenas da aldeia Vitória a partir da história de três mulheres de diferentes gerações: Maria Tabajara, Natália Tabajara e Bruna Flávia Tabajara.
As filmagens de ‘Niaras’ aconteceram em setembro do ano passado, simultaneamente com a produção de ‘Nheengatu’, documentário que conta a história sobre a retomada da língua tupi na aldeia.
“Pra mim, foi muito importante, porque me aproximou de uma cultura que eu não conhecia, e hoje as pessoas de lá me recebem como um amigo, e eu abraço elas como amigos também, nunca como objeto de estudo, e a gente se ajuda nesse sentido, de poder proporcionar visibilidade. É o que eu sempre falo, meu papel não é dar voz pra ninguém, porque o povo Tabajara tem sua própria voz, meu papel é criar meios”, relatou Caio Bontempo.
‘Niaras’ faz parte da produção de ‘Casa Awá’, ação multiplataforma ligada aos projetos de Extensão ‘Cinema nas Aldeias – Tabajara’ e ‘Criação e Manutenção de sites com os Povos Tradicionais da Paraíba: Tabajaras e Cariris’, ambos da UFPB, sob a orientação dos professores Eliane Farias, Jorge Gomes e Lusival Barcellos.
O documentário completo está disponível no canal do YouTube da Casa Awá!
FICHA TÉCNICA
Elenco: Natália Tabajara, Maria Tabajara e Bruna Flávia Tabajara.
Direção: Caio Bontempo e Luiz Filho
Direção de Fotografia: Caio Bontempo
Produção: Laura Lujan, Maria Vitória e Arthur Henrique
Roteiro: Débora Luz e Luiz Filho
Câmera: Caio Bontempo, Luiz Filho, Carol Borges
Edição e Montagem: Caio Bontempo, Luiz Filho
Trilha Sonora Original: Som ambiente
Diretor(a) de Produção: Luiz Filho
Som: Davi Albuquerque e Gabriel Albuquerque