A taxa de aprovação do presidente dos EUA, Joe Biden, está em 40%, segundo pesquisa Reuters/Ipsos realizada em 21 e 22 de março de 2022 nos EUA. É o menor nível entre os levantamentos realizados pela empresa. Representa queda de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior. O percentual é o mesmo que seu antecessor, Donald Trump, tinha em meados de março de seu 2º ano de mandato, em 2018.
A pesquisa, realizada com 1.005 pessoas, mostrou que 54% dos norte-americanos desaprovam o trabalho de Biden, com o país sofrendo com alta inflação e com a invasão da Rússia à Ucrânia levando preocupações geopolíticas ao 1º plano. Os eleitores veem a economia como a questão mais urgente, seguida pela guerra.
A popularidade de Biden começou a cair em meados de agosto, quando as mortes por complicações da covid aumentaram e os militares dos EUA enfrentaram uma “retirada caótica” do Afeganistão, diz a Reuters.
Os norte-americanos, porém, continuam polarizados sob a Presidência de Biden. Enquanto 77% dos democratas disseram que aprovaram seu desempenho no cargo, só 10% dos republicanos e 27% dos independentes lhe deram uma avaliação positiva.
O Poder360 listou as pesquisas sobre a avaliação do governo do democrata de janeiro de 2021 a março de 2022:
Do Poder 360