As avaliações educacionais, ou provas, são um método tradicional utilizado para medir a aprendizagem dos alunos. Além desses importantes exames, o Colégio GGE, que começou as operações no início deste ano em João Pessoa, possui um método exclusivo para verificar a aprendizagem dos alunos em sala de aula.
Trata-se do Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA), que é uma ferramenta do Sistema V4, utilizado no GGE, para medir se o resultado das notas das avaliações dos alunos é o real reflexo dos conhecimentos adquiridos por eles. O EVA é realizado em todas as unidades do Colégio, e será feito em João Pessoa nos próximos dias.
“É a primeira vez que os nossos alunos em João Pessoa farão o EVA. Nós apresentamos o Exame para eles de uma forma confortável, na qual a abrangência sempre é a sala de aula e os exercícios são do material didático próprio do aluno”, destacou Hermani Araújo, diretor da unidade GGE em João Pessoa.
De acordo com Hermani, ter mais de um processo para o monitoramento do aprendizado dá mais amplitude para verificar o cenário. “Temos os dois processos (além das provas), pois nos dá amplitude de verificação da aprendizagem dos nossos estudantes, e possibilidades de resgatar possíveis desníveis da proposta planejada. Como acontece em todas as etapas de ensino, nosso objetivo é sanar quaisquer lacunas no fluxo do aprendizado previsto”, disse o gestor.
O EVA é uma avaliação educacional específica, desenvolvida a cada bimestre por uma banca de professores do Sistema GGE de Ensino para ser aplicada a todos os alunos (do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio), com base nos exercícios do material didático desenvolvido pela instituição.
Os resultados do EVA são disponibilizados de forma digital para familiares e estudantes junto a um plano de estudos individual, que dá uma indicação de pontos que devem ser revisados em cada disciplina e o que deve ser focado para melhorar o aprendizado. São disponibilizados ainda vídeos com a correção das questões em que o aluno apresentou dificuldades.
A ferramenta também gera relatórios administrativos, que são usados como base para que os gestores e toda a equipe pedagógica do GGE analisem o desempenho das turmas em cada conteúdo programático e se engajem focando na melhoria da relação do ensino-aprendizagem.
“Os pais sempre têm acesso ao resultado do EVA e ao plano de estudos criado, a partir da performance do estudante. Além disso, os professores, apresentam as resoluções das questões customizadas para cada aluno”, reforça o diretor da unidade GGE João Pessoa.
Dessa forma, o Colégio GGE consegue impulsionar o aprendizado e contribuir para o progresso do aluno de forma mais eficiente.
Com a nova unidade em pleno funcionamento em João Pessoa, o Colégio GGE quer trazer os bons resultados obtidos com alunos de Pernambuco para a capital paraibana. A rede, que possui atualmente seis unidades (quatro em Recife, uma em Caruaru-PE e uma em João Pessoa-PB), completou 27 anos de história em março.
O sucesso do Colégio GGE vem da sua metodologia de ensino própria, apoiada por uma equipe de professores altamente capacitados e pelo Sistema de Gestão Pedagógica V4, que é referência no Nordeste.
Mais Informações:
Site: gge.com.br/web/unidade-joao-pessoa
Telefone: (83) 3142-0081