João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.51ºC
IBOVESPA 124740.69
Euro 5.5155
Dólar 5.1643
Peso 0.0059
Yuan 0.7126
Evento virtual debate hidrogênio verde com Daniel Lopes (Hytron) e Jaime Finguerut (ITC) nesta quinta-feira (8)
07/07/2021 / 12:06
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (8), às 15 horas, ocorrerá um encontro virtual entre o engenheiro Jaime Figueirut e Daniel Lopes, diretor da Hytron, a empresa brasileira que detém a tecnologia global de conversão do etanol em hidrogênio, com o objetivo de debater as aplicações dessa tecnologia. O evento é organizado pelo presidente do Sindalcool (Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba), Edmundo Barbosa, e o presidente da SIAMIG (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), Mário Campos.

A discussão sobre as aplicações das tecnologias de produção do hidrogênio verde é de interesse da Parceria Energética Brasil Alemanha, que já confirmou a participação de técnicos da Câmara de Comércio Brasil Alemanha do Rio de Janeiro. Essa parceria tem discutido temas sobre a decisão da Alemanha de migrar para o hidrogênio verde inclusive nas suas siderúrgicas, com a expectativa de substituir o carvão nos autos fornos.

Os elevados investimentos que serão feitos pelo governo alemão e empresas privadas nessa parceria apontam a transição energética para o hidrogênio verde como uma escolha sem volta. Para os produtores de etanol, essa parceria veio mostrar ao mundo que o setor sucroenergético, além do biogás, tem no etanol uma fonte de hidrogênio verde.

Para o governo alemão, a parceria poderá resultar na importação de hidrogênio verde do país para suprir as suas necessidades. A Alemanha avaliou que somente 11% da sua demanda futura de hidrogênio poderá ser produzida no país. Para os alemães, a prioridade ainda é o processo de eletrólise da água.

O encontro desta quinta-feira será focado na tecnologia de célula combustível para sistemas estacionários, sendo que as discussões sobre os processos industriais de produção de hidrogênio de maior eficiência energética estarão no horizonte a ser alcançado. Para Daniel Lopes, da Hytron, o etanol brasileiro pode ser convertido em hidrogênio, cada 7,6 litros são convertidos em 1 Kg de hidrogênio verde. Para participar das discussões, o especialista em tecnologia industrial do setor sucroenergético, Jaime Finguerut, do Instituto de Tecnologia Canavieira, abordará os aspectos da implementação de novas tecnologias.

O hidrogênio verde produzido de fontes renováveis deverá ser precificado por mecanismos de mercado financeiro semelhantes ao RenovaBio. As negociações de energia e créditos de descarbonização já se tornaram comuns através da Bolsa de Energia de Leipzig (EEX, European Energy Exchange), que publica desde 2004 o preço de uma tonelada de CO2, um seleto espaço de potenciais investidores em CBIOs.

Sobre a Hytron

A Hytron, com sede em Campinas (SP), é uma joint venture do grupo alemão Neumann & Esser. No Brasil, o NEA Group está sediado em Belo Horizonte. O MME e demais órgãos do governo brasileiro como a EPE, ANP, ANEEL, ONS e outras empresas já participam da Parceria Energética Brasil-Alemanha.