João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.73ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Ex-governador Paulo Câmara será o novo presidente do Banco do Nordeste
03/04/2023 / 07:59
Compartilhe:

O economista e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara foi escolhido como novo presidente do Banco do Nordeste. Ele substitui o também economista José Gomes da Costa, que estava à frente do BNB desde janeiro de 2022.

A aprovação aconteceu após reunião do Conselho de Administração do banco, na última quarta-feira (29). A sede do BNB fica em Fortaleza, no Ceará.

Câmara destacou a missão de consolidar a instituição como o principal vetor de desenvolvimento da região. O Banco do Nordeste completou, recentemente, 70 anos de fundação. Em fevereiro, ele teve uma audiência com o presidente Lula (PT) em Brasília, quando foi selada a nomeação. O ex-governador recebeu o convite do presidente.

“Para quem é nordestino, como eu, a sigla BNB é sinônimo de credibilidade, solidez e qualidade. Ter apoio do Banco do Nordeste é garantia de um parceiro forte para estados, municípios, organizações sociais, agricultores e empreendedores de uma maneira geral”, afirmou.

A nomeação foi possibilitada por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que suspendeu parte da Lei das Estatais. Antes da mudança, era proibido indicar para a diretoria de empresas públicas aqueles que tivessem atuado, nos três anos anteriores, na estrutura decisória de partido político.

 

Com a nomeação, a Diretoria Executiva do Banco do Nordeste passa a ter a seguinte composição: Paulo Henrique Saraiva Câmara (presidente), Anderson Aorivan da Cunha Possa (diretor de Negócios), Bruno Ricardo Pena de Sousa (diretor de Planejamento), Haroldo Maia Júnior (diretor de Administração), Lourival Nery dos Santos (diretor de Controle e Risco), Luiz Abel Amorim de Andrade (diretor Financeiro e de Crédito) e Thiago Alves Nogueira (diretor de Ativos de Terceiros).